Dados

Um Pouco de História:

Uma das mais antigas diversões conhecidas na história da humanidade, os dados aparecem retratados junto a uma espécie de jogo de tabuleiro em vasos pintados da Grécia antiga. Tudo indica, porém, que o jogo era conhecido por todos os povos da antiguidade: egípcios, persas, assírios e babilônios. Mais tarde, por volta do ano 302 a.C., os legionários romanos que conquistaram a Grécia acabaram por difundir o jogo por todos os países sob seu domínio.

Objetivo:

  • Compreender a matemática por trás do lançamento de um dado e em especial o conceito matemático da probabilidade de sair um número em caso de um dado ou a sua soma em caso de mais de um.

Conteúdo e Série:

Os dados podem ser utilizados pelo professor em qualquer faixa etária na escola, mas o mais indicado e quando este pretende tirar tudo deste material didático, é quando aplicado em séries que estudaram ou estão estudando os conceitos de probabilidades, neste caso as séries de 8° e 9° ano do ensino fundamental II ou até mesmo no 2° ano do ensino médio.

A Matemática por Trás do Jogo de Dados

A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.

Experimento Aleatório: É aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Neste caso as chances saí um número par em 10 jogadas ou a chance desse número ser maior que 2.

Espaço Amostral: É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. A letra que representa o espaço amostral é {S}. No caso do um lançamento de um dado seu espaço amostral seria todas as chances possíveis de sair certo números no caso ele estaria entre o 1 e o 6.

Conceito de Probabilidade

Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:

P(A)=números de casos favoráveisnúmeros de casos possíveis↔P(A)=n(A)n(S)

Por exemplo, no lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 igualmente prováveis, portanto, P = 3/6= 1/2 = 50%. No caso de colocar uma restrição, como por exemplo, cair um número par maior que 4, consequentemente meu espaço vai ser diminuído ficando, P = 1/6 = 16,666%

Como Construir:

Confeccionar um dado pode ser algo interessante para as crianças, o professor pode usar vários materiais de baixo custo para realizar uma oficina ao quais seus alunos poderão confeccionar um dado para posteriormente utilizar ele em uma brincadeira educativa. Para isso, o professor pode utilizar materiais de fácil disponibilidade, como o E.V.A, cartolina, caixa de papelão e vários outros tipos de matérias de preço acessível a todos. O mais importante é o quanto essa tentativa de colocar os alunos para construírem o seu material de estudo vai tá ajudando-os a fixarem o conhecimento matemático que é o mais importante.