Esquadro

Um pouco da história:

Têm-se notícia que os primeiro a utilizar o esquadro foram o egípcios, tendo em vista que suas pirâmides são compostas de pedras perfeitamente esquadrejadas e com as bases perfeitamente também perfeitamente esquadrejadas. Os egípcios descobriram que utilizando-se uma corda marcada em intervalos iguais e tomando-se medidas 3, 4, 5 para os lados de um triângulo obtinham um triângulo retângulo, onde os catetos eram os lados de 3 e 4 unidades e a hipotenusa era o lado maior. Assim, usavam essas medidas para confeccionar triângulos de madeira com a forma muito parecida com os esquadros que conhecemos hoje em dia.

Objetivos:

  • O objetivo desse material é proporcionar ao professor ou aluno, maior segurança ao esboçar algum desenho no quadro, entretanto, e quando utilizado como material didático, proporcionar aos alunos um raciocínio crítico;
  • Elaborar traços no quadro com perfeição;
  • Trabalhar teorema de Pitágoras;
  • Trabalhar com formas de triângulos retângulos.

Conteúdos e séries:

O esquadro pode ser usado no ensino fundamental 2 e no ensino médio. Esta ferramenta proporciona trabalhar com tipos de triângulos, trigonometria no triângulo retângulo, retas, geometria gráfica quando trabalhado com par de esquadros, etc. Os assuntos podem ser trabalhados no ensino fundamental 2 e no ensino médio.

Como utilizar:

O modo de utilizar pode variar de acordo com a necessidade do professor, podendo ser usado apenas com um auxílio para um melhor desempenho do professor na hora desenhar, como também pode ser utilizado como material didático manipulável.

Como construir:

O professor pode trabalhar a fabricação do esquadro com os alunos em forma de oficina, fazendo uso papelão ou outros materiais de baixo custo. Pode usar um transferidor para facilitar na fabricação no momento de formar o ângulo de 90° graus, porém, outra maneira que pode ser usada é pedir ao alunos para fabricar um esquadro apenas usando uma régua normal e de modo que utilize as medidas da régua para formar um ângulo reto apenas usando Pitágoras.

Sugestão de atividades:

Utilizando o esquadro como material didático manipulável, mostrar aos alunos que a regra de Pitágoras realmente é válida, utilizando como unidade de medida os centímetros que já estão escritos no esquadro.

Em uma aula que exige do professor a elaboração de algum desenho geométrico este pode utilizar o esquadro como régua ou quando quiser desenhar um triângulo retângulo com mais precisão.