Um pouco de História:
O jogo de tabuleiro chamado "damas" nas Américas e na Europa é um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que foi datado de carbono em 3000 a.C.
Na pré-idade média (algo em torno dos 1.000 d.C.) como "Fierges", fez grande sucesso na França, e na Europa em geral. Porém existem também relatos de achados arqueológicos, remetendo o jogo de damas ao Egito antigo.
No século XIII, foi criada a regra de que uma pedra poderia transformar-se em "dama" e no século XVI é criada a regra da obrigatoriedade de se capturar a pedra, quando possível fazê-lo.
Objetivo:
Objetivo do jogo:
Conteúdo e série:
O jogo de damas pode ser utilizado no ensino fundamental 1 e 2, pois podemos trabalhar com Plano cartesiano, noções de áreas e conceitos de frações.
Como utilizar:
Como construir:
Os materiais necessários para ser confeccionado um jogo de damas com material de baixo custo são papelão, 32 tampinha de garrafa pet sendo 16 de uma cor e 16 de outra cor, tintas guache, régua e lápis.
Pegue um pedaço de papelão de 32 cm por 32 cm, faça quadrados de 4 cm por 4 cm e com a tinta guache, pinte alternadamente cada quadrado.
Sugestão de atividade:
O jogo de damas, podemos trabalhar o conceito de plano cartesiano com alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Dividindo a dama como um plano cartesiano, podemos mostrar distância entre pontos, retas, encontra um ponto no plano e inicia o conceito de gráficos.