Um pouco da história:
Assim como outros povos, a necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem necessidade de criar seu próprio sistema numérico. Só que os romanos foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, os romanos usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.
O sistema romano-romano, provavelmente, é originário do sistema etrusco. Os romanos mantiveram o uso de base 5-10, porém inverteram o sentido da escritura dos algarismos de "da esquerda para direita" para "da direita para esquerda", e gradativamente tendem a dar um formato mais ou menos literal aos algarismos.
No sistema romano-romano existe um princípio subtrativo, cujo propósito é expressar valores através da diferença entre um valor maior e um menor. Ainda hoje em dia, ele é frequentemente empregado em vários contextos, como é o caso da expressão de horas (quando dizemos, por exemplo, são cinco para as onze), e o caso da representação de números no sistema romano-romano (quando escrevemos, por exemplo: IV em vez de III, ou XC em vez de LXXXX). Na educação associa-se os números romanos ao tempo.
Objetivos:
Conteúdo e série:
O relógio pode ser utilizado nos anos iniciais do ensino fundamental Ir.
Como utilizar:
O professor de deve utilizar relógio para que o aluno associe medida tempo a números romanos.
Sugestão de atividade:
Solicitar aos alunos que representem no relógio os horários de suas principais atividades (brincar, jogar, comer, etc...) no decorrer do dia.