Dominó da Divisão

Um pouco da história:

O dominó da divisão é uma adaptação do dominó tradicional criado pelo chinês Hung Ming, só que dessa vez esse material aborda em suas peças a operação matemática de divisibilidade, ele segue basicamente as mesmas regras do jogo tradicional, porém com suas devidas alterações.

Objetivos:

  • Desenvolver habilidade na divisão;
  • Promover o trabalho em equipe.

Conteúdo e série:

Esse material deve ser utilizado com alunos do ensino fundamental 1 abordando a operação aritmética da divisibilidade.

Como utilizar:

O dominó da divisão poderá ser jogado entre 2 a 4 pessoas, todas as peças devem ser viradas para baixo e misturadas. As peças devem ser dividas entre os jogadores em quantidades iguais. Fica a critério dos jogadores quem inicia o jogo colocando a primeira peça na mesa. O Próximo jogador deverá jogar a peça que contenha a resposta ou a pergunta contida na peça baixada anteriormente. Caso o jogador não possua nenhuma peça correspondente ele passará a vez para o próximo jogador. Ganha quem baixar a última peça primeiro.


Como construir:

Esse jogo pode ser construído com papelão, régua, caneta e tesoura.

  • Cortar o papelão em 28 retângulos com dimensões 4cm por 2 cm
  • Com a caneta traçar um segmento de reta em cada retângulo o dividindo em dois quadrados de lado 2cm
  • Escrever as divisões desejadas em um dos quadrados de todos os retângulos
  • Escrever os resultados das divisões no outro quadrado, porém a resposta não pode estar no mesmo retângulo da pergunta que a gerou.

Sugestão de atividade:

Inicialmente apresentar o material para os alunos sem estabelecer nenhuma regra, após eles manipularem o material dividir a turma por grupo de quatro pessoas, explicar as regras do jogo e como jogar, com isso criar um torneio entre os alunos utilizando o material.