Dominó de Frações

Um pouco da história:

O Dominó de Frações baseia-se no dominó tradicional que de acordo com os poucos registros históricos disponíveis, possivelmente tenha nascido na China Antiga. Sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu aproximadamente de 243 a.C. a 182 a.C.


Objetivo:

  • Proporcionar ao aluno o entendimento do conceito de fração, suas representações matemáticas e a noção de equivalência entre as frações.

Conteúdo e série:

O Dominó de Frações permite o aprendizado de frações equivalentes e a compreensão adequada do conceito de fração, assim como sua representação matemática. Pode ser destinado aos alunos das séries finais do fundamental I.

Como utilizar:

O jogo deve ser utilizado com grupos de alunos em sala de aula. O professor orientará os alunos a jogarem e ao mesmo tempo deve ir ensinando frações a eles, de modo que possam jogar e entender o conteúdo.

Como construir:

Para a confecção do jogo, são necessárias tesouras, colas, cartolinas e folhas contendo os desenhos das peças. Esta folha deverá conter 28 peças. Após recortá-las, elas devem ser coladas nas cartolinas e esta ser recortada no formato das peças. Após esses passos, o jogo já estará pronto. Esta atividade de produção pode ser realizada por meio de oficina com os alunos.

Sugestão de atividade:

Formam-se grupos com os alunos. Se forem em duplas, cada um deve pegar 7 peças; se for de 4 ou 5 alunos, cada um deve pegar 5 peças e o restante fica na mesa para posterior utilização. As peças são viradas para baixo e são embaralhadas. Uma pessoa sorteada inicia o jogo revelando uma peça. Daí, cada jogador, na sua vez, deve pôr uma peça na mesa, de modo que a parte da peça encostada a outra deve conter frações que representam a mesma quantidade, ou seja, devem ser frações equivalentes. Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele “compra” novas peças da mesa, até que possa jogar. Caso não haja mais peças a serem compradas, o jogador passa a vez. Ganha o jogador que livrar-se primeiro de todas as peças antes dos outros. Caso o jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo.