Geoplano Circular

Um pouco da História:

Segundo silva e Santos-Wagner, “o geoplano foi introduzido nas salas de aula pelo Dr. Caleb Gattegno (1911-1988), um famoso educador matemático da África.” A partir deste, muitos outros pesquisadores em educação de matemática utilizam o geoplano como uma forte ferramenta para o ensino de geometria, inclusive para cegos.

Objetivos:

  • Auxiliar na visualização e absorção de conceitos de geometria;
  • Despertar a curiosidade e o interesse do aluno;
  • Explorar conceitos geométricos;
  • Trabalhar soluções de problemas de forma visual, melhorando a compreensão do problema.

Conteúdo e série:

Com a utilização do geoplano circular, pode-se trabalhar conceitos de geometria, trigonometria, frações e porcentagens, nas turmas do 3º ao 9º ano do ensino fundamental.

Como utilizar:

A melhor maneira de utilizar o geoplano é assimilando os conteúdos geométricos através da manipulação, construção, exploração e representação das formas geométricas, e isso o Geoplano desenvolve de forma simples e direta a todos esses princípios.

Como construir:

Para construção de um geoplano circular, necessitamos apenas de 1 pedaços de madeira/isopor plano, pregos (a quantidade varia de acordo com o tamanho do geoplano), martelo, caneta, 1 cordão, 1 régua, ligas de elásticos. Primeiro passo, é colocar um prego no centro da tábua de madeira, onde será o centro do geoplano. Com o auxílio de um cordão faça um círculo em volta deste prego riscando a madeira com uma caneta. Neste contorno, deverá ser colocado pregos.