Um pouco de História:
O geoplano foi criado pelo professor Caleb Gattegno, do Institute of Education, London University, em 1961.
Objetivo:
Conteúdo e série:
O geoplano pode ser utilizado no em ensino fundamental I e no ensino fundamental II, pois ele facilita o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial, comparação, relação, discriminação, sequência, envolvendo conceitos de fração e suas operações, simetria, rotação e translação, medidas de comprimento, vértice, lado, perímetro, área.
Como utilizar:
O geoplano pode ser utilizado como recurso didático em sala de aula para auxiliar o professor em determinados conteúdos matemáticos.
Como construir:
É preciso de um pedaço de madeira quadrado de mais ou menos quarenta centímetros de lado (podem ser construídos com outros tamanhos) em que são pregadas fileiras de oito por oito pregos. Esse valor varia de acordo com a distância deixada entre cada prego. Para isso, fazemos uma malha quadriculada, que servirão de guia para pregar os pregos. Cada prego fica localizado em uma intersecção entre duas linhas da malha quadriculada. E precisa-se de ligas ou elásticos para formar as figuras.
Sugestão de atividade:
Com o geoplano podemos trabalhar com alunos do ensino fundamental I o conceito de figuras geométrica. Primeiro passo é distribuir a turma em grupos, onde cada grupo ficaria com o geoplano e aconteceria uma competição entre os grupos, o professor falaria a figura e os alunos teria que reproduzir no geoplano. O grupo que conseguisse montar mais rápido as figuras no geoplano ganharia a competição.