Um pouco da história:
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire. Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin.
Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas.
Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
Objetivos:
Conteúdo e série:
Sucessor, antecessor, maior, menor, antes de, depois de, estar entre, a escala cuisenaire é geralmente destinada a alunos do ensino fundamental inicial.
Como utilizar:
A escala cuisenaire deve ser utilizada de acordo com o conteúdo que o professor quer repassar os quais envolvem não só os conteúdos os quais é destinado como também através da criatividade do professor.
Como construir:
A escola cuisenaire pode ser confeccionada com diferentes materiais de baixo custo como EVA, Isopor, Papelão, cartolina e entre outros.
Sugestão de atividade:
Jogo da Adição com mais barras .
Pegue seu material cuisenaire e separe a barra amarela.
Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.
Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.
Monte todas as opções que você descobrir:
(Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.)
Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.