Um pouco da história:
Há relatos que os jogos de memórias foram criados na China por volta do XV, mas também existem outros relatos de que também foi criado no Egito ou no Oriente médio.
Objetivos:
Conteúdo e série:
O jogo da memória Tabuada dispõe de conteúdos que envolvem numerais e operações de multiplicação. Podendo ser destinados tanto a crianças e jovens do fundamental 1 e 2 como para adultos.
Como utilizar:
Sabendo que não há limite de participantes. Deve-se misturar os cartões com os números voltados para baixo. Escolhe-se quem será o primeiro, o segundo e assim por diante. Retira-se um cartão e, em seguida, retira-se outro, tentando, assim, descobrir o seu par. Quando alguém formar o par da multiplicação, com o resultado correto, deve ser guardados os cartões. Se não colocasse de volta, exatamente no local onde os retirou, mostrando a todos os participantes os números e o local da relocação. Não deve misturar mais as peças. O próximo jogador tentará retirar dois cartões com o resultado correto e, dessa forma, o jogo prossegue. Quem tirar o par joga de novo, até errar. O vencedor será aquele que conseguir o maior número de pares corretos.
Como construir:
O processo de construção é bem simples. São confeccionadas cartas de papel cartolina mais o desenho das escritas de operações de multiplicação e outras cartas com os resultados das operações.
Sugestão de atividade:
O professor vai chamar aluno por aluno para retirar uma carta, se for a operação ele terá que responder para a turma, mas se for um resultado, ele deve mostrar a turma e recolocá-la novamente. Em seguida chama-se outro aluno e assim por diante.