Kit de Trânsito

Um pouco da história:

Os sinais de regulamentação, de proibição e obrigatórios são todos circulares branco com bordas vermelhas, com exceção da parada e o sinal de "Dê a preferência". Os sinais de advertência são em forma de diamante amarelos. As unidades são indicadas em observância ao Sistema Internacional de Unidades.

O primeiro automóvel, invenção do francês Nicholas Cugnot, ficou pronto em 1771 e se deslocava a uma velocidade de 4 km/h. Nesse mesmo ano, aconteceu o primeiro acidente automobilístico da história. O próprio Cugnot perdeu o controle da direção ao tentar fazer uma curva e, por não ter freio, destruiu um muro no pátio de manobras no Quartel Real de Vicenes (França). Na Inglaterra surgiu a primeira lei de trânsito - a da “Bandeira Vermelha” - em 1836. Limitava em 10 km/h a velocidade máxima e obrigava que um homem precedesse o veículo com uma bandeira vermelha para alertar os pedestres.

Além dos dispositivos legais, também foram criados meios para sinalizar e disciplinar o uso da via. Em 1868, surge na Inglaterra um dispositivo para controle de tráfego com luzes coloridas, para ser visto à noite, que funcionava a gás. O mecanismo era formado por duas hastes que eram movimentadas por policiais: quando na horizontal, elas indicavam que os veículos parassem; em 45 graus, eles deveriam seguir. Durou menos de um mês porque explodiu, ferindo o policial que o manejava. O sinal de três cores que temos hoje foi inventado e instalado pelo policial William Potts, em 1920, em Detroit.

O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto-Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, depois veio a Lei n º 5.108 de 21 de setembro de 1966. E, hoje, encontra-se em vigor, o Código de Trânsito Brasileiro instituído pela Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997.

Objetivos:

  • Identificar as principais sinalizações de trânsito;
  • Proporcionar o conhecimento necessários para o uso seguro das vias públicas.

Conteúdo e Série:

O Kit Trânsito pode ser utilizado do Ensino Básico ao ensino fundamental, ajudando aos alunos a identificarem as principais sinalizações de trânsito.

Como Utilizar:

O Kit Trânsito é de fácil utilização e pode ser utilizado especialmente nas aulas do Ensino Básico. Proporciona uma ótima interação entre objeto e aluno, como também um baixo custo na sua produção, pois, com ajuda de livros e/ou internet, com tampas de caixa de sapato e alguns palitos de picolé, é possível fabricar esses materiais.

Sugestão de Atividades:

O professor pode criar diversas situações que envolvam o uso desse material, como aulas que envolvam relações entre veículos e pedestres.