Jogo da Memória (Adição e Subtração)

Um pouco da História:

Ninguém possui registros de onde, como e quando surgiu o jogo da memória. Historiadores sugerem várias épocas, porém o que sabe-se é que ele pode ter sido inventado até mesmo por povos primitivos, pela simplicidade de como é elaborado o jogo. Basta alguns pares iguais ou combinações de peças, viradas de forma que os jogadores não as vejam nem as identifiquem, e então os jogadores tentam localizar os pares.

Objetivos:

  • Melhorar a capacidade de memória de curto prazo dos participantes, através dos processamentos de retenção de informações captadas pelo olho e armazenada no cérebro.
  • Trabalhar de maneira dinâmica, a aprendizagem das operações fundamentais de adição e subtração.
  • Melhorar a capacidade de concentração, estratégias de memorização e fixação das operações básicas de adição e subtração.

Conteúdo e série:

O público alvo do jogo são crianças que estão aprendendo os conceitos de adição e subtração, ou seja, a partir dos 4 anos de idade, pois através do jogo, a criança se envolve mais e aumenta o sucesso de fixação do assunto. O jogo também é indicado àqueles que já sabem, porém necessitam praticar, tanto os processos de adição e subtração como o processo de memorização.

Como utilizar:

O jogo é composto por 24 cartas que formam 12 pares de operações distintas e seus respectivos resultados. Em um dos lados das cartas encontram-se às operações e resultados. O verso das cartas devem distinguir, através de cores, resultados e operações, para que não ocorra de se virar duas operações ou dois resultados. Com todas as cartas misturadas e com o verso para cima, deve-se encontrar as operações correspondentes a seu único resultado, virando-as 2 cartas por vez, caso a operação e o resultado não estejam corretos, as 2 cartas viradas devem ser desviradas novamente para uma nova tentativa até que todos os pares sejam encontrados. Cada jogador tem uma tentativa alternadamente, até que se encontrem todos os pares corretos. Ao encontrar um par correto, as duas cartas ficam na posse do jogador que as encontrou. Ao final do jogo, o jogador que possuir mais cartas é o vencedor.

Como Construir:

A forma mais simples de fazer o jogo, é com 2 cartolinas de cores diferentes. Com 1 das cartolinas, corta-se 12 quadrados idênticos, e escreve operações de subtrações e adições, em cada um dos 12 quadrados, cujos resultados devem ser distintos. Com a outra cartolina, corta-se mais 12 quadrados idênticos, e escreve em cada um dos quadrados, os resultados para cada uma das operações. Pode ser feito também com papel A4 comum, desde que identifique no verso as operações e os resultados. A identificação pode ser pintando com lápis de cor ou cortando de forma diferente as operações e os resultados.

Sugestão de atividade:

O jogo pode ser iniciado com todas as cartas desviradas, mostrando as operações e os resultados, para que o jogador memorize todas, e após virar todas as cartas, o(s) jogador(es) tentam achar os pares que conseguiram memorizar. Também pode ser jogado sozinho, com cronômetro, ou contando quantidade de erros até achar todos os pares. Dependendo da idade e/ou do nível de habilidade dos jogadores, pode-se diminuir ou aumentar a quantidade de peças, assim, variando o nível de dificuldade do jogo.