Torre Hanói

Um pouco da história:

A torre de Hanói, também bem conhecida por quebra cabeça do fim do mundo ou torre do bramanismo, esse instrumento foi publicado pelo o matemático Edouard Lucas em 1883, esta publicação relatava que o jogo era muito popular na China e no Japão, todavia ele vinha do Vietnã.

O matemático Edouard Lucas foi inspirado por uma lenda da índia que falava de um templo da cidades santa da índia, chamada Bernardes, onde havia uma torre sagrada do Bramanismo, cujo objetivo era melhorar a disciplina mental dos monges. Desde a data de publicação do jogo, surgiram muitas outras edições, foi editada inclusive a edição inicial.

Objetivos:

  • Contribuir no desenvolvimento da memória;
  • Criar soluções de problemas matemáticos através de técnicas estratégicas.

Conteúdos e séries:

A torre de Hanói pode ser utilizada por alunos das séries iniciais do ensino fundamental, com o intuito de aprimorar a coordenação motora, noções de ordem crescente e decrescente. Nas séries mais adiantadas, como: 6°, 7° e 8° ano, o jogo pode ser utilizado no intuito de estabelecimento de estratégias na transferência de peças de uma haste para outra, desenvolvendo assim o raciocínio lógico, ainda no ensino fundamental pode – se utilizar o jogo para estabelecer noções de potencialização e no ensino médio pode utilizar o jogo para mostrar aos alunos noções de função exponencial.

Como utilizar:

O jogo se compõe de uma base que possui três pinos na posição vertical. No primeiro pino temos uma sequência de discos com ordem crescente de diâmetro, sendo esta sequência de cima para baixo. O objetivo do jogo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central, de modo que no momento da transferência o pino de maior diâmetro nunca fique sobre o de menor, utilizando o menor número possível de movimentos. O jogo pode ficar mais difícil à medida que os discos aumentem.

Como construir:

Para confeccionarmos a torre de Hanói com materiais de baixo custo precisaremos de:

  • Isopor de preferência aqueles de eletrodomésticos;
  • Palitos de churrascos;
  • Tinta guache e pincel;
  • E estilete.

Passos:

  • Fazer uma base de isopor, Depois use o isopor novamente e faça quadrados de tamanhos diferentes, pinte a base e os quadrados com cores distintas.
  • Coloque o palito no meio de cada quadrado de forma que os mesmos colocados fiquem do maior para o menor. Agora é só utilizar a torre de Hanói.