Material Dourado

Um pouco da história:

O Material dourado foi criado pela médica e educadora Maria Montessori (1870 – 1952), uma italiana que se dedicou à educação e criou diversos outros materiais educativos.

O material possuía alguns problemas quanto à reprodução de números decimais, então uma seguidora de Montessori, Lubienska de Lenval, aperfeiçoou o material, tornando-o de madeira. Seu nome original era Material de Contas Douradas, hoje conhecido apenas por Material Dourado.

Objetivos:

  • Fazer com que o aluno entenda o funcionamento do sistema de numeração decimal, ou seja, como funcionam os agrupamentos de 10 em 10;
  • Estimular o cálculo mental dos alunos e a habilidade com agrupamentos.

Conteúdo e série:

O material permite o estudo do sistema de numeração decimal, cálculos de Aritmética, como subtração e adição, e também a realização de agrupamentos e reagrupamentos. O Material Dourado pode ser aplicado nas séries iniciais do ensino fundamental I.

Como utilizar:

O material deve ser utilizado com a mediação do professor e de forma que possibilite a criatividade do aluno com o seu uso, permitindo-se que ele faça descobertas quanto aos agrupamentos, relações entre os quadrados, cubinhos, as filas e os blocos.


Como construir:

O Material Dourado pode ser construído com papel quadriculado. Cortam-se os quadradinhos do papel quadriculado. Depois, cortamos o papel em quadrados com 10 quadradinhos de lado, depois cortamos filas com 10 quadradinhos de comprimento. Após isso, fazemos um cubo de cartolina, que vai ter colado em cada face um quadrado igual ao cortado anteriormente. Os quadradinhos, filas e quadrados cortados serão colados em cartolina para o material ficar firme. Ao final, teremos vários quadradinhos, filas com 10 quadradinhos e um cubo contendo 1000 quadradinhos.

Sugestão de atividade:

Jogo das Trocas e Agrupamentos:

O jogo funciona da seguinte maneira. Forma-se um grupo de alunos. Cada aluno lançará um dado e o número que sair na face superior indicará a quantidade de cubinhos que ele deverá pegar para si, sendo que a cada 10 cubinhos ele deverá trocar por uma barra, a cada 10 barras trocar por uma placa. O jogo termina quando algum aluno consegue formar duas placas. O aluno que fizer uma troca errada devolve a quantidade de cubinhos pegos e perderá a vez.