Dominó de Formas Geométricas

Um pouco da história:

O nome “dominó” vem da expressão latina “domino gratias”, que significa “graças a Deus”. Acredita-se, porém, que ele tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. e que ele tenha chegado ao Ocidente em meados do século XVIII, quando apareceu na Europa. Supostamente, ele foi introduzido na Inglaterra e na Itália.

Atualmente o dominó convencional possui muitas outras versões adaptadas para cada áreas do conhecimento humano. Um exemplo dessa adaptação é o dominó de formas geométricas, que no lugar de pontos ou números ele possui em suas peças vários desenhos de formas geométricas, uma adaptação para ajudar nas aulas de matemática.

Objetivos:

  • Proporcionar aos alunos um raciocínio lógico que o ajude a aguçar seu conhecimento sobre as formas geométricas através da associação lógica.
  • Observação das formas geométricas;
  • Diferenciar formas e características das figuras geométricas;
  • Desenvolver a capacidade associativa dos alunos.


Conteúdos e séries:

O dominó de formas geométricas pode ser jogado por crianças pequenas do ensino fundamental, para melhorar seu senso associativo e exploratório.


Como utilizar:

O jogo possui 28 peças de madeira. Uma das maneiras de se jogar é distribuindo as peças entre os jogadores de forma que cada um inicie o jogo com 6 peças combinar por sorteio quem deverá começar o jogo. Em seguida o primeiro jogador coloca sua peça na mesa, logo após o segundo jogador deverá encontrar uma peça entre as suas que tenha um dos lados o mesmo desenho de um dos lados da que está à vista, e assim sucessivamente até se acabarem as peças ou não haver mais nenhuma para completar. Se o jogador não possuir nenhuma peça da mesa, ganha o jogo quem conseguir colocar todas as peças ou ficar o menor número delas na mão. Pode jogar de duas a quatro crianças.

Como construir:

Qualquer tipo de dominó é muito fácil de se produzir, basta procurar algum material de fácil manuseio como papéis emborrachados, cartolinas, papelão, entre outros materiais, recortar as peças de um tamanho agradável e desenhar as formas de acordo com a regra do jogo.

Sugestão de atividade:

Reservar alguns horários e dividir a quantidade de alunos de uma de forma que os grupos fiquem proporcionais. Logo após pedir para que os alunos comecem jogar e durante o jogo ou após, propor que os alunos façam uma lista das figuras que foram utilizadas durante o jogo pedir para diferenciá-las.