Um pouco da história:
Platão (350 a.C) foi o primeiro estudioso a demonstrar que os únicos poliedros regulares que existem são cinco: o cubo, o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Platão e seus seguidores estudaram esses sólidos com tanta intensidade, que os mesmos ficaram conhecidos como “poliedros de Platão”.
Objetivos:
Conteúdo e série:
Os poliedros de Platão podem ser utilizados com alunos que começam a ter contato com o ensino geometria, dessa forma já podem ser introduzidos no ensino fundamental.
Como utilizar:
O professor pode utilizar os poliedros de Platão como forma de chamar a atenção dos alunos para as aulas de geometria, tendo em vista que esse material faz com que os alunos tenham uma melhor visão espacial do objeto.
Como construir:
O professor pode produzir esse material utilizando: canudos, arame, barbante, tesoura e régua. Com uma tesoura corte os canudos com tamanhos iguais, passe com a ajuda do arame o barbante por dentro dos canudos e comece a fazer as ligações entre eles até obter o poliedro desejado.
Sugestão de atividade:
O professor pode realizar uma oficina, onde os alunos possam produzir os poliedros de Platão e, ao fim dessa produção, pedir para que cada aluno identifique os poliedros produzidos no decorrer dessa atividade.