Régua

Um pouco da história:

A origem da palavra régua é francesa (règle) e significa “lei ou regra”, a mesma já estava em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no vale do indo. Trata-se de um instrumento cuja primeira ideia que nos impõe é a do traçado reto e de medida. A régua é muito utilizada em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias.

Objetivos:

  • Aprender equivalências entre unidades de medida de comprimento (quilômetro, metro, centímetro) utilizando as relações de proporcionalidade entre elas.
  • Explorar diferentes unidades de medida e instrumentos de uso social para medir comprimento;
  • Resolver problemas que envolvem determinar medidas usando o centímetro e o metro como unidade de medida.

Conteúdo e série:

Medição e comparação de medidas de comprimento, utilizando unidades de medida não convencionais (passos, palmos, etc.) e convencionais (centímetro, metro, quilômetro), com diferentes instrumentos (régua, fita métrica etc.) para estudantes do ensino fundamental e médio.

Como utilizar:

O professor deve utilizar a régua com objetivo de almejar a relação do aluno com as medidas e comparando as mesmas.

Como construir:

Material:

  • Mdf
  • Fita métrica
  • Serra para madeira
  • Caneta para tecido

Passos:

  • Meça o mdf com 30 cm de comprimento por 3 de largura;
  • Corte-o de forma retilínea;
  • Use a caneta e a fita métrica para marcar os pontos e valores que compõem a régua.

Sugestão de atividade:

Proponha que os alunos meçam o mesmo objeto, utilizando diferentes unidades de medida. Entregue uma folha para cada criança com uma tabela para que anotem os resultados obtidos e depois possam compará-los. Oriente o preenchimento da tabela.

Depois do preenchimento da tabela, proponha aos alunos que analisem as diferenças nos resultados obtidos, relacionados ao tamanho das unidades de medida escolhidas, e que identifiquem os erros que podem surgir quando todos medem o mesmo objeto, com a mesma unidade (erros que podem ser creditados ao uso de unidades não-convencionais).

Objetivo do jogo:

É Para que as crianças desde cedo tenham a noção da necessidade de utilizar unidades de medida convencionais no seu cotidiano, e isso é interessante, também que a situação envolve a comunicação de uma medida para outra pessoa para comparar uma a uma.

O jogo pode ser aplicado para as crianças a partir 6 anos onde elas já estão apta a compreender o significado de medida e comparação de medidas, assim podendo ser aplicado no fundamental I.