Tangram

Um pouco da história:

O tangram é um quebra-cabeça teve origem na china a milhares de anos, não se sabe ao certo como ele surgiu, mais a história mais conhecida é a que um antigo chinês que levava em mãos uma peça de porcelana, deixou que ela caísse no chão e com isso a peça se quebrou em 7 partes. Com esse pequeno deslize ele pode fazer uma grande descoberta, que enquanto tentava remontar a peça e não conseguir, ele percebeu que poderia montar com as 7 partes da porcelana, outras figuras de diferentes formas. Com isso ele repassou o que havia descoberto e a partir de então, com o passar do tempo foram sendo registradas em livros muitas outras formas a partir das sete peças. O tangram constituído de: 5 triângulos isósceles e retângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Objetivos:

  • Desenvolver o raciocínio lógico, a resolução de problemas propostos e conhecimento de figuras geométricas;
  • Desenvolver a coordenação da função motora e habilidades com materiais manipuláveis.

Como construir:

É um jogo que possui 7 peças na qual a pessoa que estiver utilizando o tangram, deve formar uma determinada figura, seja ela objetos, pessoas, animais e figuras geométricas e etc. Sem sobrepor as peças, e utilizar todas elas para montar a figura.

O tangram pode ser construído com vários tipos de materiais: papel, madeira, isopor e etc. vamos construir com uma folha de papel e para isso precisamos de alguns objetos auxiliares como: lápis, régua, uma borracha caso precise consertar o desenho e uma tesoura.

  • Pegue uma folha de papel qualquer, e corte em forma de um quadrado e nomeei seus vértices como: ABCD.
  • Utilizando o lápis e a régua trace uma reta na diagonal do quadrado no ponto A até o ponto C, formando dois triângulos.
  • No ponto médio que chamaremos de P do segmento AC, trace uma reta até o ponto D, e agora teremos desenhado três triângulos.
  • Agora pegue a ponta do papel que corresponde ao ponto B e dobre até o ponto P, no final de cada lado da linha da dobra que fizemos, será o segmento FG.
  • Trace uma reta do ponto P que seja perpendicular o segmento FG, ou seja que forme um ângulo de 90º. E assim obtemos o ponto E.
  • Trace um segmento de reta paralelo ao lado PE a partir de I, e outro paralelo ao lado AD a partir do ponto E. e nossa folha de papel ficará da seguinte forma:


Dessa forma, teremos construído nosso Tangram. Agora é só recortar a folha e brincar com o seu Tangram. E para construir com outros materiais deve-se utilizar os mesmos passos.

Conteúdo e série:

O tangram tem como público alvo alunos do ensino fundamental (de 6º ano ao 9ºano), podendo ser trabalhada com alunos de séries superiores dependendo do conteúdo que está sendo trabalhado. O tangram aborda conteúdos como: Geometria (Formas Geométricas), Noções de Lógica, Conceitos de Área, Pontos, Vértices e Segmentos de Reta, Diagonais, Frações, semelhança, simetrias e etc.

Como utilizar:

O Tangram deve ser trabalhado de forma que proporcione aos alunos, a utilizarem a sua criatividade para inicialmente identificar as figuras geométricas e formular seus conceitos em relação à figura, fazendo com que eles possam explorar e manipular as peças do Tangram. E a identificarem as principais relações e conteúdos que podem ser obtidos ao utilizar este material.

Sugestão de atividade:

Sugestão bastante útil, vamos criar uma oficina. Primeiro vamos elaborar uma aula em formato de apresentação de slide, a onde possa ser trabalhado o contexto histórico, conceito, objetivo, conteúdos que podem ser abordados, utilização e a construção do tangram. E depois aplique a oficina em sala de aula, e pedir para que os o alunos criem ou elaborem seu próprio tangram e com a ajuda do professor, fazendo com que eles trabalhem a mente e o raciocínio lógico. Proponha a eles que criem outros tipos de tangram, como exemplo o tangram oval.