Grupo 6 B

Relatório anual 6B 2020.pdf

Grupo 6 B

Quem Somos

O Grupo 6 B do Neim Caetana Marcelina Dias é constituído por trinta crianças (16 meninas e 14 meninos) com idades entre cinco a seis anos. Destas, dezenove frequentam o período integral, cinco no período matutino e seis no vespertino. Nosso grupo docente é composto por uma professora regente, duas professoras auxiliares, duas auxiliares de sala e um professor de Educação física.

Estávamos em processo de inserção quando fomos acometidos pela pandemia do COVID-19, e com isso nossa rotina foi modificada e desde então, estamos todos em distanciamento social.

Para tentar restabelecer o contato e estreitar os laços que nos uniam, o grupo do NEIM Caetana decidiu enviar às famílias um questionário, pois precisávamos saber, em primeiro lugar como elas estavam e de que forma tinham sido afetadas pela pandemia. Tentamos de toda forma encontrar as famílias: via telefone, Email, Facebook e WhatsApp e infelizmente não conseguimos encontrar a todos. Das vinte e nove famílias, três não foram encontradas. Somente após esse contato poderíamos ajudá-las e direcionar o nosso trabalho.

Umas das questões mais importantes para nós, era saber como estavam essas crianças: Estavam bem de saúde? Do que brincavam? Com quem interagiam? Essas foram algumas das nossas indagações a fim de nos aproximarmos e saber o que ansiavam essas famílias.

Em relação à interação, em casa, nossas crianças interagem com os adultos como pais, mães e avós, com irmãos e primos e outros com vizinhos que moram na mesma rua. Interagem também com as famílias via whatsapp.

Quanto às brincadeiras são as mais diversas: escrever, desenhar, brincar de casinha, de bicicleta, futebol, com o cachorro, com carrinhos, patinete, motoca, escolinha, pula-pula, bola, esconde-esconde e aulas de culinária. Algumas famílias relatam fazerem uso dos jogos eletrônicos, videogames, internet, filmes e desenhos infantis, e outros mencionam jogos como quebra-cabeças e jogos contendo letras e números e escrita do próprio nome.

Após coletarmos todos os dados percebemos qual o anseio das famílias em meio à pandemia. A maioria delas quer somente manter um contato mais estreito com as professoras e demais crianças, mesmo que à distância, para que o vínculo não seja perdido. Querem nos ver e serem vistos. Dessa forma, muitas dúvidas e questões que permeiam seus pensamentos poderão ser solucionadas ou ao menos compartilhadas.

Esperamos poder estar mais presentes neste momento tão delicado.

ASS: Professores do Grupo 6B.