Grupo 5

MOSTRA CULTURAL 2021

Semana do dia 22 à 26 de Novembro


Olá famílias e crianças!


Nesta semana, acontece a Mostra Cultural 2021 do NEIM Caetana Marcelina Dias.

Nos vídeos abaixo, segue alguns registros das vivências dos grupos 5A e 5B em nossa unidade educativa, neste ano de 2021.

Grupo 5A

Grupo 5B

Mostra Cultural 2021 5A.mp4
Mostra Cultural G5B

SEMANA DO DIA 25 á 29 DE OUTUBRO

Pular corda G5 e G6

Olá, crianças e famílias!

Pular corda é uma das brincadeiras mais tradicionais da infância. Alguns adultos podem considerar esta brincadeira um pouco difícil para crianças tão pequenas. Entretanto para as crianças de G5 e G6 já podemos inserir esta brincadeira no dia a dia. Para que consigam pular corda, vamos inserir alguns educativos e dicas para que alcancem tal objetivo.

Fiquem atentos ao vídeo abaixo e se divirtam muito com sua família.

Um abraço Carinhoso,

Professoras Ana Cristina e Maria Clara

SEMANA DO DIA 18 á 22 DE OUTUBRO

Olá crianças e famílias 🌸

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre as borboletas? 🦋🦋🦋Vamos apresentar as etapas da metamorfose que fazem parte do ciclo de vida das borboletas. Gostaríamos de conscientizá-los sobre a importância dos animais para o meio ambiente, por isso devemos cuidar e respeitar a natureza. 🐞🐜🦋🐝🦣🦍🐆🦒🐩🦜🐓🦥🦔🌳

Segue abaixo um vídeo bem legal! “ A borboletinha Azul”.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as borboletas vamos cantar a música dela? Podemos fazer um lindo desenho de borboleta. De qual cor será a sua? 🟡🟢🔵🟣🔴🟠⚫️

Segue a letra da música “Borboletinha” para quem ainda não conhece:🎼🎼🎼

“Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha. Poti, Poti perna de pau olho de vidro e nariz de pica-pau pau pau”.

Beijos das professoras 5A e 5B.😘


SEMANA DO DIA 11 á 15 DE OUTUBRO

BALANGANDÃS

Olá, crianças e famílias!

Vocês conhecem o balangandã?

O balangandã, em seu formato original, era tido como amuleto aos povos africanos, que acreditavam prevenir contra o mau-olhado e demais forças adversas. O acessório, composto por cordões e enfeites em penduricalho (fitas coloridas), recebeu esse nome devido ao som que faz ao ser movimentado. No entanto, seu principal atrativo é o efeito visual ao flutuar no ar.

Para confeccioná-lo, será necessário barbante, papel-jornal ou de revista, papel crepom de diversas cores, tesoura sem ponta e fita adesiva.

É uma brincadeira capaz de estimular a criatividade, a percepção visual, coordenação motora, movimento e até dança, além de ser diversão para toda a família.

E aí criançada, vamos brincar de balangandã?

Um abraço Carinhoso,

Professoras Ana Cristina e Maria Clara

SEMANA DO DIA 04 á 08 DE OUTUBRO

A natureza traz uma infinidade de possibilidades para as crianças deixarem fluir a imaginação.

“No nosso imaginário, a natureza se traduz em espaços verdes, mas na verdade deve ser compreendida como espaços ao ar livre. É preciso perceber que na cidade existe sim natureza. Tomar banho de chuva já é uma experiência de encantamento. A natureza na cidade está em todo lugar” –Lais Fleury, diretora do Projeto Criança e Natureza.

A proposição desta semana é bastante simples, mas tem seu valor quando se percebe que por meio dela, a criança utiliza a criatividade, exerce a coordenação e tem contato com o natural, vamos oferecer às crianças a possibilidade de criarem uma linda colagem com elementos da natureza.

A brincadeira inicia com os pequenos procurando seus elementos naturais, como folhas, flores , sementes e pequenos galhos caídos no chão, ofereça uma folha e cola e deixa a criatividade das crianças entrarem em ação.. E se desejar ofereça lápis de cor , caneta, giz de cera ou até mesmo colas coloridas, para eles complementam desenhando. Manusear diversos elementos exercitam a criatividade e a coordenação. Tal proposição permite o enriquecimento do vocabulário, é uma ótima oportunidade para exploração de diferentes texturas, cheiros e cores.

Referências:

https://territoriodobrincar.com.br/biblioteca-cat/dialogos-do-brincar/dialogos-do-brincar-10-cidades-crianca-e-natureza/

SEMANA DO DIA 27 DE SETEMBRO á 01 DE OUTUBRO

Crianças e famílias🌻🌸

Vamos conhecer as características da estação mais colorida do ano, a primavera?

Essa estação é tida como a mais importante do ano para preparar a terra, dar floração e ter melhores colheitas porque é uma época do ano em que as chuvas aproximam-se.

🌳🌻🌼🌸🌺🌳

Abraços das professoras

SEMANA DO DIA 20 à 24 DE SETEMBRO

Olá crianças e famílias 🌻

Nesta semana vamos apresentar para vocês a história: “O Cabelo de Lelê”, de Valéria Belem. 📚

Vamos observar as diferenças de cada um e valorizar a beleza de ser singular e único?

Nossa proposta é que após mostrarem o vídeo para as crianças, conversem e, usando fotos de família, amigos e/ou jornais e revistas, façam uma colagem, mostrando diferentes tipos corporais e a importância do respeito mútuo… Assim como as flores, cada um é singularmente belo e juntos, formamos um lindo jardim!

Esperamos que se divirtam!

Um beijo, das professoras! 😘

https://youtu.be/_FRS63aBhc

https://youtu.be/p8Fh4nOuVDI

SEMANA DO DIA 13 à 17 DE SETEMBRO

WhatsApp Video 2021-09-14 at 19.23.45.mp4

Olá crianças e famílias 🌻

Nesta semana vamos apresentar para vocês a história: “Tupi que você fala”.

📚

Vocês sabiam que muitas palavras que falamos no nosso dia a dia são de origens indígenas. 🍿👦🏻🍍🍌

Vamos descobrir quais são?

Para finalizar nossa proposta vamos deixar um link com sugestões de brincadeiras indígenas!

Esperamos que se divirtam!

Um beijo, das professoras! 😘

https://m.youtube.com/watch?v=0xfxfcUveh8&feature=youtu.be#dialog


SEMANA DO DIA 06 à 10 DE SETEMBRO

Bom dia crianças e famílias!🌻

Florianópolis sempre foi território de circulação indígena. Antes da colonização, os Guarani distribuíam-se desde o litoral até o planalto paranaense. Estabeleciam-se em regiões de floresta tropical e usavam áreas próximas para caça, coleta e agricultura. Permaneciam, em torno de cinco a seis anos no mesmo local, até esgotarem os recursos naturais, e retornavam após o restabelecimento da terra. Normalmente a aldeia era composta por cinco ou seis casas comunitárias, sem divisões internas, onde viviam cerca de trinta pessoas, em cada. Produziam cerâmica, redes e cestas de fibras e de taquara e fiavam algodão para confecção de roupas. Em Florianópolis encontramos os indígenas, muitas vezes na região central de Florianópolis, vendendo seus artesanatos.

As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus familiares mais próximos, como os irmãos e os avós. Observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Então, famílias e crianças convidamos vocês a fazer um brinquedo de origem indígena. Vamos fazer uma Peteca, a peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”. É uma brincadeira bastante popular no Brasil!

Referência:

SOUZA, DE VARGAS INGOBERT; Programa Sócio Educativo: “Oficina de História e Construção de Brinquedos Usando Sucata”.Acesso em Abril de 2021.

SOUZA DE VARGAS, 2002; GILLES BROUGÉRE, 1994.

SEMANA DO DIA 30 DE AGOSTO À 03 DE SETEMBRO

Olá crianças e famílias 🌻

Nesta semana vamos compartilhar com vocês o Projeto Lontra que atua a mais de trinta anos, às margens da Lagoa do Peri, na Praia da Armação, no sul da Ilha.

Vamos conhecer o Projeto e suas ações na proteção e preservação da espécie e seu habitat, bem como a importância destes animais para a conservação, o monitoramento do ecossistema e o desenvolvimento do Ecoturismo e do Eco Voluntariado.

🌍🌬️🌀☀️🌊🍃🌳🌻

Vocês sabiam que podem atuar como voluntários neste Projeto?

Cada um pode fazer a sua parte e juntos contribuir também para a manutenção da vida em nosso Planeta.

🌳🌾🍃🌊💦🍀

Esperamos que gostem! 🤗

Um beijo das professoras do G5A e G5B.

https://youtu.be/Yn4Yh7MhIVE

SEMANA DO DIA 23 À 27 DE AGOSTO

Olá crianças e famílias 🌻

Nesta semana vamos compartilhar com vocês o filme: “As aventuras da tartaruga Sammy”, mostrando a viagem que Sammy fez durante cinquenta anos. 🐢🐙🐠🐬🐳

Vamos acompanhar as aventuras, as consequências do aquecimento global e os perigos causados pelos homens? 🌎🔥❄️🌪

O que será que podemos fazer para cuidar do meio ambiente?🌳🌊💦

Esperamos que gostem! 🤗

Um beijo das professoras do G5B.

SEMANA DO DIA 16 À 20 DE AGOSTO

Olá crianças e famílias 👋

Hoje queremos que vocês se divirtam com as crianças, assistindo um vídeo de curiosidades sobre as tartarugas. 🌎 🐢🌊 🌳

Estamos disponibilizando também o site do Projeto Tamar, o qual divulga muitas informações interessantes.

Esperamos que gostem!

Um beijo das professoras do G5B 😘


https://www.tamar.org.br

SEMANA DO DIA 09 À 13 DE AGOSTO

Olá Famílias; 🌻

Vamos iniciar a proposição desta semana apresentando um vídeo. “A dona tartaruguinha”.🐢 disponibilizada no Youtube canal: Peixinho da Maré.

Após assistir o vídeo, vamos criar a nossa tartaruguinha. Esta proposição tem como objetivo colocar a criança em contato com diferentes animais existentes no meio ambiente, mais especificamente a tartaruga, para conhecer suas características e fazer com que as crianças desenvolvam sua a consciência de valorização da vida e de todos os seres vivos da terra, e a importância da preservação ambiental a fim de evitar a extinção.

Então, agora vamos para a construção da nossa tartaruguinha elaborada através de garrafa Pet, por ser uma proposta lúdica, desenvolverá a coordenação motora fina, expressão oral e criatividade, e trabalhando a sustentabilidade com a criança , fazer com que ela perceba que é parte integrante e agente transformador do meio ambiente.


SEMANA DO DIA 02 À 06 DE AGOSTO

Olá crianças e famílias! 🌻

A proposta dessa semana é dar as Boas Vindas às Crianças e Famílias após o recesso de julho, apresentando um Poema "O Direito das Crianças" de Ruth Rocha narrado e o registro de "momentos de férias" das Professoras .

Gostaríamos de saber como vocês passaram as férias: Os passeios e/ou os momentos vivenciados em família.

Você pode compartilhar com o nosso grupo vídeos e/ou fotos desse momento.

Esperamos que gostem! 🌻

Beijo, das professoras do G5B! 😘✨🙏

O Inimigo Invisível

Olá, queridas famílias e crianças!

A pandemia do covid-19 trouxe mudanças significativas para nossas vidas e nossos hábitos. Muitas coisas mudaram, mas o importante é não relaxarmos nos cuidados e nas medidas preventivas para diminuir o fluxo da contaminação.

Encontramos um vídeo bem legal e sugerimos que assistam juntos.

Depois queremos saber se as crianças desse grupo estão se cuidando direitinho.

Vamos assistir?

Se cuidem, abraços das profes.



Atendimentos Individualizados

A proposta de ação que consiste em promover o processo de inserção, tem o intuito de conhecermos melhor as crianças e seus familiares. Desta forma, realizamos reuniões virtuais via meet e whatsapp de forma individualizada.

Também realizamos um vídeo de apresentação das professoras do grupo, tentando assim construir nossos vínculos.

Assim, continuaremos com os encontros virtuais, tentando alcançar todas as famílias, pois este acolhimento estreita os laços afetivos entre todos e vai possibilitar vivências mais significativas, por meio das ações comunicativas que serão construídas com base no retorno das crianças e famílias no decorrer de cada encontro.

09 de Março de 2021.

Semana 4: de 01 a 05 de Março

Diferentes Maneiras de se Conhecer


Neste momento tão atípico pelo qual estamos passando, nós, professores do grupo 5, estamos realizando encontros virtuais com as crianças e familiares neste início de ano letivo. Com o intuito de criar vínculos afetivos, sabendo que as interações que permeiam a educação infantil são a base do nosso trabalho e que elas contribuirão para o desenvolvimento das nossas crianças no decorrer de todo o processo que será vivenciado pelos envolvidos de diferentes formas ao longo de 2021.

É nítido a importância deste contato, mesmo ocorrendo com alguns imprevistos em certos momentos (dificuldades tecnológicas, internet fraca), porém, estes têm sido superados a cada encontro, ficando evidenciados na troca de informações entre professores, pais e crianças que na maioria das vezes interagem de maneira descontraída, se apresentando com largos sorrisos. Até os mais tímidos contam o que estão fazendo, do que estão brincando, as lembranças dos amiguinhos e do ambiente do Neim.


apresentação 5a

Apresentação 5 A

apresentação 5b

Apresentação 5 b