Grupo 6 A

Vivências grupo 6A novembro.pdf

Caracterização do Grupo 6 A

Nosso grupo denominado G6A é composto por vinte e cinco crianças, sendo no momento dezoito integrais, três matutinos e quatro vespertinos, na faixa-etária de cinco a cinco anos e dez meses, ou seja, nascidos entre abril de 2014 e fevereiro de 2015. Desses, quatorze são meninas e onze meninos. Dentre as crianças temos Ana Clara, Antônia, Antônio, Bernardo, Davi Mangoni, Davi Luiz, Diogo, Emanuella, Guilherme Bueno, Guilherme Gabriel, Helena, Heloísa, Henzo, João Mateus, Luisa, Michely, Muryllo, Pedro, Sophia, Vittória Carmem e Yasmim. Todas essas crianças pertencentes ao mesmo grupo do ano passado. Lara, Rhayssa e Vitória são novas neste grupo, pois pertenciam ao 5/6 misto e Maria Isabel entrou esse ano na unidade. Os profissionais de sala são: a professora Andrea, professoras auxiliares Jaqueline e Carolina e o Professor de Educação Física Emanuel e as auxiliares de sala Matutino Marília e Vespertino Denise.

Com o início da pandemia tivemos que nos afastar fisicamente, pois entramos em quarentena. A pandemia causou prejuízos na área saúde, mas não se limitou a isso. Muitas pessoas perderam o emprego, comprometendo assim grande parte de sua renda familiar e em vários casos famílias ficaram sem renda alguma. Além dos problemas que extrapolam a necessidade financeira, como efeitos colaterais do isolamento social em adultos e principalmente nas crianças, tendo que em vista que sua rotina foi totalmente modificada, mas que de alguma forma podem ser amenizados através de ajuda. Diante do exposto, e no intuito de conhecer melhor o contexto das famílias onde as crianças do NEIM Caetana estão inseridas, foi criado um questionário e com base nas respostas desse questionário, compreender maneiras de auxiliar, planejar interações e os próximos passos. Enviamos o formulário para as famílias preencherem através do e-mail e Messenger. Sendo que vinte e duas famílias responderam, duas famílias entramos em contato, entretanto não responderam ao formulário e outra não conseguimos contato.

Um dos temas abordados no questionário foi em relação às crianças, como tem sido sua interação com outras crianças, quais brincadeiras estão realizando em casa, qual a sua composição familiar (quem mora com a criança), expectativa da família com relação ao retorno a creche e sugestões para fortalecimento do vínculo entre creche, crianças e famílias nesse período de distanciamento. Percebemos através do formulário como as crianças estão brincando em casa: brincando de boneca, assistindo desenho, colorindo desenho, brincando com carrinhos, dinossauros, jogando jogos educativos (quebra-cabeça, tabuleiro e outros), brincando com diversos brinquedos. Brincadeiras como: futebol, pique esconde, bicicleta, soltando pipa, pega-pega, dançando e jogos virtuais. Uma família adotou um gatinho, sendo que a criança passa bastante tempo brincando com ele.

As famílias também possuem muitas expectativas em relação ao retorno a creche. A grande maioria está com medo da volta, em função do risco das crianças contraírem a covid-19, preferem ficar com elas em casa para não colocar a própria família em risco. As famílias relataram que as crianças estão com saudade de seus amiguinhos e das professoras, e que estão preocupados com o desenvolvimento das crianças, por ser o último ano delas na creche.

As famílias deram sugestões para fortalecer os vínculos entre creche, crianças e famílias nesse período de distanciamento, como ter livros, interação virtual, dando apoio à criança e seus familiares quando necessário. Atividades que seriam feitas na creche, como continuar atendendo a quem precisa, informar sobre a reforma da unidade e sobre ações em relação à pandemia, fazer um grupo de WhatsApp das famílias com os professores de sala.


GRUPO 6A

Andrea Xavier de Aguiar

Carolina Maggessi

Denise Vilperte

Emanuel Aparício Inácio

Jaqueline Silva Matos

Marília de Oliveira