Grupo 5 B

Relatório G5B

O Grupo 5B

O grupo 5B é composto por 5 adultos (Winnie de Oliveira Serralheiro, Mariana Lindner, Adriana Barbosa, Hene Loo Rocha, Emanuel Inácio) e 31 crianças de 4, 5 e 6 anos. Destas, 15 crianças atendidas no período integral, 7 no matutino e 9 no vespertino. A maioria das crianças já frequentavam o NEIM Caetana no ano anterior, nos grupos 4B e 6A. E 3 são novas na unidade.

Considerando todo o processo vivenciado durante a inserção, avaliamos que foi um momento bem tranquilo para as crianças. O fato de se conhecerem e também por terem como referência uma profissional que atuou com o grupo no ano anterior, facilitou para que não houvesse estranhamento por parte das crianças. As crianças novas também tiveram uma inserção tranquila e logo estabeleceram vínculos com o grupo.

Após a suspensão das atividades em decorrência da pandemia, a equipe pedagógica se dedicou a pensar estratégias de reaproximação com famílias e crianças. Com a preocupação de sabermos como todos estavam passando este momento, foi elaborado um questionário e encaminhado via e-mail. Entretanto, 11 não haviam disponibilizado endereço eletrônico.

Dessa maneira, utilizamos outras estratégias para contatar as famílias, tais como: facebook, instagram e telefone. Assim, totalizamos o envio de 29 questionários por e-mail. Outra estratégia foi a entrega de questionários impressos. Assim, obtivemos o total de 25 respostas. Das quais, 84% das famílias estão conseguindo manter o isolamento social.

Analisando os dados das famílias que responderam, nenhuma mudou de endereço em virtude da pandemia. Com relação aos meios digitais para comunicação, todas as famílias utilizam whatsapp, 96% e-mail, 80% facebook, 64 % instagram e mostraram disponibilidade para se comunicar por meio destas ferramentas.

No que se refere as interações, 60% tem contato com outras crianças. Geralmente com irmãos, pessoas que moram próximo ou pelo whatsapp. Já com relação as brincadeiras, os familiares relataram brincadeiras diversas, como: brincar ao ar livre, patinete, jogar bola, bicicleta, soltar pipa, brincadeiras de casinha, desenho, pega-pega, esconde-esconde, massinha, jogos, quebra-cabeças e atividades dirigidas elaboradas pelas famílias, além de TV e celular.

Sobre o retorno do atendimento, todas as famílias se mostraram preocupadas, receosas com o momento atual que estamos vivendo. Acreditam que não voltaremos este ano. Solicitam que, se houver retorno, que aconteça com responsabilidade e cuidado.

Os familiares relataram ainda que as crianças estão ansiosas para rever os colegas e professoras, perguntando quando o vírus vai embora. Para fortalecer o vínculo nesse período de distanciamento, a grande maioria sugeriu envio de vídeos, contação de história, sugestões de propostas e chamadas de vídeo em grupos.

Baseando-se nestas respostas, observamos que as famílias demonstram diferentes realidades, enfrentando diversos desafios. Todas demonstram uma preocupação quanto ao retorno do atendimento. Mas, manifestam o desejo de aproximação com a unidade educativa. Verificamos que o acesso aos meios digitais não é o problema. Porém, devemos articular estratégias para contemplar todas as famílias e crianças. Por isso, a equipe pedagógica vem refletindo e planejando. Em breve teremos novidades.

Aproveitamos para agradecer o retorno e a parceria de todos.

Atenciosamente,

Equipe Pedagógica do grupo 5B