Formação Descentralizada

AÇÕES DO TELETRABALHO

Nosso trabalho nesse período de pandemia segue três eixos norteadores, considerando as orientações da SME/DEI. São eles:

  • Documentação Pedagógica;

  • Comunicação com as famílias;

  • Formação descentralizada a distancia.

Assim, nos meses de abril e maio o foco principal dos profissionais de nossa unidade foi a formação, organizada de forma online. No entanto, para viabilizar o trabalho e contemplar as dificuldades de algumas profissionais foi necessário pensar em estratégias , como a impressão de textos e entrega de materiais. Ações articuladas pela direção da nossa unidade. Também criamos uma comissão para planejar e orientar a formação descentralizada, visto que não temos supervisoras em nossa unidade.

Desse modo, o objeto de estudo foi nesse período foi o nosso Projeto Político Pedagógico. Temática elencada pelo grupo da Caetana, pela necessidade e importância de aprofundar conceitos e concepções e, assim, qualificar a prática pedagógica.

Logo, apresentamos a seguir a justificativa, objetivos, metodologia e referencial teórico que orientou a formação descentralizada do NEIM Caetana Marcelina Dias.

REVISITANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


“Ser capaz de recomeçar sempre, de fazer, de reconstruir, de não se entregar, de recusar burocratizar-se mentalmente, de entender e de viver a vida como processo...”

Paulo Freire

JUSTIFICATIVA

Sabemos que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento norteador das ações do contexto educativo. Um documento que confere vida ao cotidiano e contribui para a construção da identidade de cada instituição. Para tanto, é fundamental permanente debate e reflexão. Assim, da necessidade de aprofundar os pressupostos teóricos e retomar os aspectos apontados em nossa avaliação institucional, elencamos como tema de formação para o ano de 2020 o estudo do Projeto Político Pedagógico do NEIM Caetana, primando pela coerência entre a teoria e a prática.

Tendo em vista as diversas dimensões que compõem esse documento, delimitamos como temática de aprofundamento para os estudos do primeiro semestre, o Item 6 - Propostas Pedagógicas da Unidade, que versa sobre os aspectos : Observação, Registro, Planejamento e Avaliação. Tal escolha foi também reflexo da necessidade de planejar a formação descentralizada do teletrabalho do mês de abril, de acordo com as normativas estabelecidas pela PMF para o enfrentamento do COVID-19 (PORTARIA 156/2020); e por considerar que são elementos fundamentais para qualificar as práticas pedagógicas.

Do mesmo modo ao ampliarmos nossos olhares sobre as ferramentas da ação pedagógica, é possível avançar na construção e aprimoramento de outros pontos da nossa realidade educacional, tais como: reformulação da logomarca da creche e concepções de tempo e espaços. Isso posto, no decorrer do ano letivo de 2020, onde daremos continuidade ao estudo, adequando a metodologia e temas quando necessário. Logo, pontuamos a seguir os objetivos e metodologia para estudo.

OBJETIVOS:

Fomentar a articulação entre teoria e prática pedagógica por meio da análise do

Projeto Político Pedagógico do NEIM Caetana Marcelina Dias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discutir as ferramentas da ação pedagógica;

Refletir acerca das concepções de criança, infância e docência presentes nas documentações da unidade;

Observar as especificidades da documentação pedagógica na creche e pré-escola;

Inferir sobre constituição da identidade do NEIM Caetana;

Contrastar as concepções semânticas quanto a avaliação e portfólio;

Desenvolver exercícios de registro escrito e fotográfico;

Desvendar os sentidos da docência compartilhada.

METODOLOGIA:

O Item 6 do nosso PPP tem como título: Propostas Pedagógicas da Unidade e é composto por oito subtítulos, São eles: 6.1 OBJETIVO GERAL 6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6.3 Documentação Pedagógica: Observação, Registro, Planejamento, Portfólio e Avaliação Descritiva 6.3.1 Observação 6.3.2 Registro 6.3.3 Planejamento 6.3.4 Portfólio e Avaliação Descritiva 6.3.5 Comunicação das Vivências mensais.

Após leitura do documento e textos indicados, cada profissional deverá entregar por escrito um parecer constando a reflexão feita, fazendo a articulação entre os aspectos que constam em nosso documento com os referenciais teóricos. Na sequência será proposto um debate, via teleconferência (meet). Para tanto, tendo em vista a quantidade de participantes (55 pessoas), o trabalho será organizado em dois subgrupos, creche e pré-escola. Tal divisão tem como intuito garantir a efetiva participação dos profissionais e, assim, garantir voz e vez a todos.

Outra tarefa dessa formação será socializar a documentação Pedagógica, por grupo de atuação. Assim, estimular o debate sobre os modos de planejar e registrar. Questionando: quais são os sujeitos que participam da elaboração dos mesmos? Quais as estratégias utilizadas para troca entre as profissionais? Quais são os modelos de documentação presentes em nosso cotidiano?

Dessa maneira, dando continuidade e aprofundando o trabalho sobre documentação pedagógica vamos estudar sobre a docência, problematizando sua relação com a documentação pedagógica e discutir acerca da avaliação, com o intuito de fomentar a reflexão acerca do conceito de portfólio.

Além do estudo dos referenciais teóricos, propomos exercícios de registro e estudo de caso. A fim de afinar o olhar diante dos diversos instrumentos e espectadores que compõe nosso cotidiano. É preciso fundamentar o próprio trabalho da documentação pedagógica. SILVA (2014) et al, nos indica pistas ao dialogar sobre a imagem na documentação Pedagógica: “O que a imagem contempla sobre a infância? O que a imagem informa sobre infância? O que a imagem nos faz sentir sobre a infância?”(SILVA, 2014 p.268)

Nesse sentido, buscamos uma conduta ética sensível com a infância. E, neste percurso formativo alcançar as seguintes indagações: Quais os princípios da documentação pedagógica na nossa instituição? Como narrar os percursos individuais e coletivos das crianças?

Assim, no decorrer do mês de maio, além das leituras, debates e exercícios, será divulgado “material visual”. Elaborado pela comissão, este material tem como intuito nortear os estudos e servir como aporte para as necessidades das profissionais, tais como: tutoriais para explorar as ferramentas tecnológicas como o Google Docs e referencial teórico complementar.

Neste módulo da formação seguimos dividindo o grupo para as teleconferência, tendo em vista a quantidade de profissionais (55 pessoas) e o objetivo de garantir voz e vez a todos. Contudo, faremos previamente um sorteio, com o objetivo de articular profissionais que atuam com diferentes faixas etárias. Considerando o debate apresentado pelo grupo, ao final desse módulo vamos reafirmar ou reformular o item destacado no PPP, articulando as reflexões e indicativos das duas etapas de formação descentralizada. Dessa maneira, tal estudo está programado para abril/maio de 2020, conforme cronograma, com a perspectiva de continuidade e busca por novas estratégias de trabalho caso o atendimento às crianças seja normalizado.

REFERENCIAL TEÓRICO

Leitura do item 6 do PPP;

Estratégias da Ação Pedagógica. In: FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Florianópolis, SC: SME: Prelo, 2012.

OSTETTO, Luciana E. No tecido da Documentação: Memória Identidade e Beleza In: OSTETTO, Luciana E. Registros na Educação Infantil: Pesquisa e Prática Pedagógica. Campinas, Sp: Papirus, 2017.

SILVA, Karin Patricia da; BERTOMEU, Virginia Pereira Cegato Bertomeu; BERTOMEU, João Vicente Cegato Bertomeu. A Imagem na Documentação Pedagógica: A integração da comunicação na formação do professor. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 1, 257-284, jan./abr. 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n1p25 7

MORO, Catarina. Desafios da Avaliação. Revista Educação Infantil. Editora Segmento: São Paulo. pg 30 - 43. out 2011.

CASTRO, Joselma Salazar de. A Docência Na Educação Infantil Como Ato Pedagógico: alguns elementos que a constituem. In: XIII EDUCERE CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, agosto de 2017, Curitiba. Anais eletrônicos. p. 1326-1340. Disponível em: http://educere.pucpr.br/p132/anais.html


LEITURA COMPLEMENTAR

SANTOS, Cristiele Borges de; CONTE Elaine; Mini-histórias: Uma possibilidade de comunicação e aprendizagens sociais na Educação Infantil. Revista Gestão Universitária – online. 12/07/2018. ISBN 1984-3097.

https://28bfd46c-ca5a-4ecb-bfbb-b6654ec0233c.filesusr.com/ugd/d6771e_d724024b0f9 44b6196cb5e27d3b96e31.pdf

PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sérgio. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas. Florianópolis, v.19, n.40, p.184-199, maio/ago.2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5965/1984723819402018184

FOCHI, Paulo. As Mini-histórias como um conceito de narrativa Pedagógica. In: Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.

FILIPPINI, Tiziana. Sobre a Natureza da organização. In: Projeto Zero. Tornando Visível a Aprendizagem das crianças: Crianças que aprendem individualmente e em grupos. Editora Phorte: São Paulo, 2014

SCHMITT, Rosinete Valdeci; Rocha, Eloisa Acires Candal. A Composição Das Relações Sociais Entre Professoras, Bebês e Crianças Pequenas: Indícios Para Uma Docência Não Linear. Disponível em:

http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-5_ROSINE TE-VALDECI-SCHMITT-ELOISA-ACIRES-CANDAL-ROCHA.pdf

http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018184/pdf

https://tempodecreche.com.br/registros-e-avaliacoes/afinal-o-que-e-documentacao-pedagogica/

https://tempodecreche.com.br/registros-e-avaliacoes/portfolios-historias-da-vida-real/





Estudo de Caso

Esse foi um dos registros imagéticos analisados após a leitura do texto: A Imagem na Documentação Pedagógica: A integração da comunicação na formação do professor (Silva e Bertomeu 2014)


Material de Apoio

Produção que orientou o debate das profissionais, referente ao texto: A Docência Na Educação Infantil Como Ato Pedagógico: Alguns Elementos que a Constituem. (Castro, 2017)

Para Fomentar o Debate

*parte do material que orientou o debate sobre avaliação.

Texto: (Desa)fios da Avaliação

De Catarina Moro