G 4C

PARECER DESCRITIVO DO 2º SEMESTRE DE 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NEIM CAETANA MARCELINA DIAS

PROFESSORA REGENTE: Denize Ana da Silveira

PROFESSORAAUXILIAR: Mariana Lindner Dias Lopes

AUXILIARES DE SALA: Janete Alvani Gonçalves / Isabel Cristina Vicente

SUPERVISÃO: Sabrina Romariz Brandão

DIREÇÃO: Patrícia Abs da Cruz

“Educar é... contar histórias.

Contar histórias é transformar a vida na

brincadeira mais séria da sociedade.”

(Augusto Cury)


PARECER DESCRITIVO ONLINE SEGUNDO SEMESTRE GRUPO IV-C - 2021


Devido a pandemia do Covid 19, ainda continuamos o nosso trabalho atendendo as crianças presencialmente e também online, seguindo as orientações da Prefeitura Municipal de Educação. Esse semestre iniciou-se em 02 de agosto com apenas duas crianças frequentando presencialmente.

No dia 04 de agosto convidamos as famílias para participarem de uma reunião sobre o retorno presencial - um momento de conversa e esclarecimento de dúvidas, a partir daí as famílias começaram a solicitar gradativamente o retorno ao atendimento presencial. Para nos organizarmos, foi realizado o acolhimento a estas famílias através de entrevistas com horários marcados, ingressaram três crianças novas no grupo, entre outras coisas.

A partir do dia 31 de agosto, começamos com o atendimento no período integral - para algumas crianças foi bem tranquilo e para outras tivemos que fazê-lo mais gradativamente.

Em virtude do interesse das crianças ao ouvir histórias, adentrando no mundo imaginário, e também a variedade delas, continuamos trabalhando em sala com essa temática, apresentando-as de formas variadas e para os que estavam online foram enviadas semanalmente propostas em parceria com os grupos IV A e B, tais como: Quero colo; história do boi de mamão; O Caco não lava o pé; A África de dona Biá; Bruxa, bruxa venha a festa; Misturichos; O grande rabanete e A lagarta comilona. Assim como também receberam as propostas referentes aos pagamentos de greve: resgate do projeto coletivo do parque, horta, teatro e refeitório, Pão por Deus, O espantalho viajante, através de vídeos, músicas, áudios, cantigas, brincadeiras, narrativas, gestos, receitas.

Em sala, além das histórias, elaboramos diferentes propostas abordando as interações, brincadeiras e as linguagens: corporal, musical, oral, plásticas e as relações com a natureza. Esse grupo tem bastante interesse pelos jogos de dominó, memória e quebra-cabeça, gostam muito de brincar de massinha, na casinha e com as fantasias.

No dia 16 de setembro conseguimos realizar o nosso evento cultural com a entrega de pão por Deus e um pacote de broa (alimento cultural da região) na unidade e através de drive thru. E também começamos a entrega das edições do jornal - “Caetaninha notícias”.

Tivemos também a festa da família em 28 de outubro, com a apresentação da casa amarela pela diretora Patrícia e teatro realizado pelas professoras do NEIM sobre a história “O Grande Rabanete”. Contamos com a participação da nutricionista da nossa unidade em que nos deu uma entrevista sobre a preparação dos alimentos e outros.

No decorrer do semestre, outras crianças foram se inserindo ao grupo, retornando do atendimento remoto, e também novas matrículas, totalizando treze crianças em atendimento presencial.

Foi um semestre bem atípico, com acolhimentos em vários momentos, sendo imprescindível a parceria com as famílias, ainda que tenhamos a necessidade de respeitar os protocolos de segurança higiênico-sanitária nesse momento. Nunca a palavra acolhimento fez tanto sentido. Não foi fácil retomar em meio a tantas incertezas, tantos cuidados e rotina diferente.

Foi mais um ano difícil para todos, conviver com o coronavírus não tem sido tarefa fácil para ninguém, mas ficamos felizes de conseguir concluir o ano juntos, auxiliando e ampliando o repertório e as possibilidades de desenvolvimento e brincadeiras de nossas crianças, e com saúde, que é o mais importante. Agradecemos a parceria estabelecida e desejamos boas férias, que o próximo ano seja maravilhoso, com mais aventuras para desvendar.

Contextualizando a Educação Física neste segundo semestre…

Na Educação Física, também iniciamos o segundo semestre de forma híbrida, ou seja, ações planejadas de forma remota e de forma presencial. Contudo, logo no início do retorno das férias, a professora Maria Clara passou a acompanhar o grupo apenas de forma remota, enviando através do app de WhatsApp e do Portal Educacional ações comunicativas pertinentes à Educação Física.

Pensando num planejamento que percorresse todo o segundo semestre, as professoras de Educação Física organizaram um projeto coletivo que envolveu ações tanto na unidade educativa, com as crianças que estavam presenciais, quanto no lar de cada criança, que optou pelo acompanhamento remoto. Para ilustrar tal projeto, trouxeram à tona as obras do artista plástico Ivan Cruz, que retrata em sua essência, brincadeiras tradicionais comuns às crianças, que nos dias atuais acabam se perdendo em meio a tanta interferência das tecnologias. Para nomear tal projeto, utilizaram o nome “Brincadeiras de Criança”.

Para iniciar este trabalho coletivo, as famílias responderam através de um questionário no Google Formulários, quais as brincadeiras preferidas das crianças e quais as brincadeiras que os pais ou responsáveis mais gostavam quando eles eram crianças. As respostas para estes questionamentos deram um pontapé inicial para as nossas ações planejadas. A partir daí, foram pensadas inúmeras propostas, fazendo uma mescla, das brincadeiras retratadas nas obras do Ivan Cruz e as brincadeiras citadas pelas famílias na pesquisa.

Em cada vídeo encaminhado uma obra aparecia para ilustrar a brincadeira, e esta era apresentada na íntegra, ou de forma adaptada para atender as diferentes faixas etárias presentes em nosso NEIM. Desta forma, as crianças tiveram a oportunidade de se desenvolver brincando, através de diferentes estímulos envolvendo a percepção e esquema corporal, noções de tempo e espaço, a coordenação motora ampla, fina e óculo-manual, o equilíbrio, a força de membros superiores e inferiores, percepções visuais e olfativas, entre outros, além de ampliar o repertório cultural acerca das brincadeiras infantis e das artes plásticas.

Quanto à interação e ao envolvimento das crianças e das famílias nos projetos e nas ações da Educação Física, nem sempre é possível a participação de todos, e em tempos tão adversos, como o que ainda estamos vivendo, isto é mais que compreensível. Contudo, consideramos que as diversas devolutivas que recebemos e a grande participação das famílias no questionário, foi imprescindível para o sucesso da trajetória da educação física deste NEIM, neste segundo semestre de 2021.

Ensejamos que tempos melhores virão, e que nossos pequenos, num futuro bem próximo, estejam correndo pelos espaços do NEIM Caetana, experimentando novas possibilidades corporais e vivenciando suas brincadeiras de criança.

Professoras Grupo 4C

MOSTRA CULTURAL 2021

Semana de 22 de novembro a 26 de novembro


Olá, crianças e famílias!

Compartilhamos com vocês a Mostra Cultural 2021 do NEIM Caetana Marcelina Dias.

O vídeo a seguir contempla algumas vivências e momentos desenvolvidos ao longo deste semestre com os nossos pequenos do grupo 4C.


Esperamos que apreciem!

Com carinho professoras G4C

REUNIÃO INDIVIDUAL

ACOLHIDA ÀS FAMÍLIAS E CRIANÇAS

Em virtude da pandemia tivemos que pensar em como seria nosso processo de inserção neste momento diferente e atípico pelo qual estamos passando. Dessa forma, devido ao distanciamento social, e dando continuidade às ações de comunicação com as famílias já iniciadas, organizamos encontros virtuais individuais em dois dias diferentes (25 e 26/03) disponibilizando em média 20 minutos para cada família. Para a escolha desses horários foi colocado no grupo das famílias um gráfico com os horários disponíveis, e à medida que as famílias foram escolhendo, nós organizamos a tabela de horários.

Nossa reunião foi tranquila, metade da turma participou em um dia e a outra no dia seguinte. As reuniões ocorreram via meet, mensagem e chamada de vídeo via WhatsApp. Somente duas famílias não conseguiram para esta semana, então organizamos o horário para a semana seguinte.

Tivemos a todo o momento a participação da professora e auxiliares de sala, em alguns momentos a professora auxiliar de ensino e a professora de educação física participaram, pois haviam outras reuniões no mesmo horário de outros grupos dos quais ambas também fazem parte.

As profissionais deste grupo que estava no grupo 3C do ano anterior se mantiveram as mesmas, com exceção da professora auxiliar de ensino e professora de educação física, dessa forma já conhecíamos a maioria das famílias, isso facilitou muito. Temos neste ano apenas duas crianças novas no nosso grupo.

As famílias ficaram bem à vontade, num primeiro momento explicamos a necessidade dessa aproximação contemplando o processo de inserção. Aproveitamos para explicar sobre a autorização do uso de imagem da criança. O mais gratificante foi sabermos que todas as famílias estão bem de saúde.

Algumas famílias tiveram sua renda afetada e tem pessoas na família que já contraíram o covid-19; continuam morando no mesmo endereço e tem pessoas do grupo de risco no meio familiar.

Segundo os relatos as crianças aceitam usar a máscara, porém ficam por pouco tempo ou acabam não usando corretamente, já com relação a higienização das mãos a maioria adora fazer o uso do álcool em gel. A maioria está interagindo com irmãos ou primos. Algumas já conseguiram realizar o desfralde e outras estão iniciando este processo.

Estão conseguindo acompanhar as ações comunicativas, o melhor meio de comunicação é o WhatsApp e o melhor horário para futuras reuniões é no período vespertino ou após as 17 horas.

Devido a pandemia e a necessidade do isolamento social algumas famílias relataram mudanças no comportamento das crianças, tais como: oscilação de humor, agitação, birra e ansiedade.

Com relação ao retorno das atividades no sistema híbrido constatou-se pelas falas muito: medo, receio, insegurança, até porque há pessoas no grupo de risco na família e pela real situação apresentada no momento, com alto índice de contaminação e UTIs lotadas, sendo assim a maioria prefere manter as crianças no sistema remoto (on-line).

A maioria das famílias se mostraram satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo NEIM até esse momento, com relação ao trabalho em equipe e o suporte oferecido, gostaram das reuniões promovidas para tirar dúvidas, e sugeriram um encontro com a presença das crianças para estreitar os vínculos, e alguns temas a serem trabalhados: interação, birra, linguagem, desfralde e alimentação.

Sugerimos que as famílias enviassem no privado uma foto de como a criança está ou um vídeo, para que as novas profissionais pudessem conhecer o grupo.

Foi muito gratificante essa reunião individual, recebemos muitas fotos e vídeos, ficamos mais tranquilas pois conseguimos ouvir as famílias, as suas expectativas e angústias, entendendo a atual realidade de cada uma e principalmente ver e interagir com algumas crianças que estavam presentes nesse momento. Este momento foi muito importante para a formação de vínculos considerados tão importantes para crianças, professores e famílias. Agradecemos a todas as famílias pela parceria estabelecida.

Equipe Pedagógica.

Florianópolis, 16 de Março de 2021.



CONVITE