Grupo 4 B

RELATÓRIO DE TELETRABALHO G 4 B.docx (1).pdf

O Grupo 4B

Nosso grupo é composto por quinze crianças, 11 meninos e 4 meninas, e destes somente 4 estiveram na unidade no ano passado e a maioria está frequentando a Educação infantil pela primeira vez. Algumas crianças residem no Ribeirão da Ilha e outras na Tapera.

Ainda estávamos em processo de inserção quando as atividades no NEIM Caetana tiveram que ser paralisadas. Durante o pouco tempo que convivemos, observamos crianças bastante participativas, que exploram tanto o espaço da sala quanto o espaço externo da Unidade. Pois, apesar de serem novas na instituição, se sentiram à vontade, estabelecendo relações de interação com todos na sala. Isto foi possível graças a compreensão e entendimento entre profissionais e famílias que se demonstraram comprometidas desde o início.

A fim de estabelecer um canal de comunicação entre todos que compõem a comunidade escolar neste momento de Pandemia, a unidade educativa elaborou questionários com o intuito de saber como as crianças e seus familiares estão vivendo este momento. Sabendo que todos foram afetados em algum aspecto, planejamos estratégias para ampliar a comunicação com as famílias, bem como, elaborar proposições para que as nossas crianças desenvolvam suas habilidades, diferentes linguagens mesmo não estando no espaço educativo e muitas vezes sem interagir com outras crianças.

Após uma reunião no grupo enviamos os questionários por email. Logo em seguida 9 já foram respondidos. Profissionais de outros grupos também nos ajudaram a contactar algumas crianças e também fizemos contato telefônico.

Atualmente, as crianças desse grupo brincam com os irmãos ou primos no espaço familiar em que vivem e com amiguinhos da rua onde moram ou na internet. As brincadeiras mais mencionadas no questionário foram: pega pega, brinquedos de montar, brincadeira com areia, bolinha de sabão, soltar pipa, bola, bicicleta, cuidar da horta, desenhos livres, pinturas diversas, assistir tv, massinha, bichos de estimação, boneca, escolinha, cineminha, videogame, histórias e músicas.

Algumas famílias desejam que o atendimento às crianças volte somente com todas as medidas de segurança, para que ninguém corra riscos. Outras acreditam que o atendimento voltará ainda este ano e mencionaram que gostariam que o filho fosse dispensado de frequentar este ano a unidade, sem correr o risco de perder a vaga.

Algumas famílias sugeriram que os profissionais possam manter contato telefônico, vídeo chamadas com as famílias e crianças para que os vínculos não se quebrem. Além disso, solicitaram propostas para o portal atendendo diversas faixa etárias do grupo, fortalecendo assim, os vínculos entre família e Instituição, contribuindo para o retorno de nossas crianças na unidade.


Atenciosamente,

Rosemary, Cristiane, Maiara, Rosilene e Lorayne.