Grupo 4 A

Relatorio 4 A.

O Grupo 4 A

As crianças do grupo 4A tem forte vínculo afetivo. Pois, já frequentavam a unidade no ano anterior e estavam retornando das suas férias. Assim, a afetividade e identidade do grupos vinham se constituindo no período anterior a pandemia.

Nos primeiros dias do ano letivo observamos como as crianças pareciam unidas, sentiam falta uma das outras e alegravam-se com a chegada de cada colega.

O G4A é composto por 15 crianças, 9 meninos (Bernardo, Caique, Enzo Miguel, Enzo Alves, Enzo Vicente, Gabriel, Heitor, João Gabriel e Miguel) e 6 meninas ( Ana Clara, Ana Júlia, Laura, Lis, Maria Júlia e Valentina), vindas das comunidades do Ribeirão da Ilha e Tapera.

Nosso grupo possui famílias bem participativas e sempre dispostas em ajudar no que for necessário. Desde o início da quarentena mostraram-se disponíveis deixando os e-mails e os telefones para um contato quando necessário.

Tendo em vista que a nossa unidade de ensino contempla um grande número de crianças, e para chegar a todas de forma plena foi pensado e criado um questionário com o objetivo de saber como as famílias estão lidando com as situações causadas pela pandemia. Pois, estamos passando por um momento de adversidade e precisamos nos reinventar.

Na devolutiva dos questionários as famílias nos relatam que estão tomando todos os cuidados necessários utilizando álcool em gel, máscara e procurando realizar o distanciamento social. Desse modo as crianças têm interagido com os pais, avós, irmãos e primos procurando realizar algumas brincadeiras em casa como: andar de bicicleta, bola, escrever, pinturas, massinha, casinha, bonecas, com os animais de estimação, de escolinha, esconde-esconde, dançar, xadrez, amarelinha, jogos, carrinho, patinete e outros.

Porém, os familiares relataram que as crianças estão sentindo saudades das professoras, dos colegas e da unidade escolar. Como sugestão para interações nesse momento as famílias demonstraram interesse em ter mais contato com as professoras, seja por telefone ou mensagem.

Também foi sugerido que as professoras compartilhassem fotos dos momentos das crianças na unidade, relatos de como vem sendo esse processo virtual e informes atualizados quanto ao andamento das obras na unidade.

Atenciosamente,

Daniella, Rosilene, Ana Cristina, Aline, Lorayne.