Aconteceu no dia 3, quarta-feira, o lançamento do Banco Vermelho, pela campanha Feminicídio Zero, na Estação Canoas, da Trensurb. O lançamento foi um ato solene que contou com a participação do Setor de Responsabilidade Social e a Presidência da Trensurb, junto do Setor de Projetos Sociais e o Coordenador-Geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer. Também estiveram presentes representantes da Diretoria da Mulher, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas (RS).
A instalação de bancos pintados de vermelho nas estações de metrô da Trensurb é uma realização do Instituto Banco Vermelho, a qual ocorre desde abril deste ano.
Imagem: significado do Banco Vermelho, instalado pelo Instituto que leva seu próprio nome. Disponível em no site institutobancovermelho.org.br.
Os bancos são instalados em vários locais de diferentes cidades brasileiras junto de mensagens sobre os cinco tipos de violência listados na Lei Maria da Penha, informações sobre o canal de denúncias Ligue 180, bem como os serviços de atendimento às mulheres do município.
O evento fez parte do Acordo de Cooperação Técnica 2025-2026 firmado entre a Fundação La Salle e a Trensurb, sendo o lançamento do Banco Vermelho uma ação alusiva à prevenção dos crimes de feminicídio.
O lançamento do Banco Vermelho na Estação Canoas também contou com outros representantes de governo e sociedade civil, como os integrantes do movimento HeForShe (Eles Por Elas) no Brasil e Rio Grande do Sul.
A dupla de artistas grafiteiros Família Artesanal também contribuiu com a pintura da obra urbana Fim da Linha para a Violência Contra a Mulher. A obra está disponível na entrada da Estação Canoas, na Avenida Victor Barreto, no Centro.
Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo.
Após o evento, as instituições acompanharam o lançamento interinstitucional da segunda campanha "Fim da linha para a violência contra as mulheres", em auditório na Universidade La Salle. O evento também marcou a reativação do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe, liderado pelo Deputado Estadual Adão Pretto Filho, junto do articulador Nacional do movimento, Edegar Pretto. O movimento HeForShe é uma iniciativa da ONU Mulheres para o engajamento de meninos e homens pelo fim da violência contra mulheres. O vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, assume a Coordenação do Comitê no Estado do Rio Grande do Sul.