O mês de setembro foi de muitas ações para a Fundação La Salle em razão do começo das atividades do novo Abrigo Institucional para crianças e adolescentes no município de Canoas (RS). O projeto que será executado pela instituição é vinculada e tipificada pela política de Assistência Social e faz parte do sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes.
O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Seu principal objetivo é promover o acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.
A nossa agenda até então já incluiu:
18 de setembro - Assinatura da ordem de serviço.
22 de setembro - Reunião para conhecer o abrigo e alinhamento de trabalho com juíza de Canoas e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
29 de setembro - Recepção das primeiras crianças e adolescentes.
Essa frente de trabalho dialoga com o histórico de atuação da Fundação La Salle de responsividade social, especialmente na proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes.
A instituição igualmente integra outros espaços institucionais e colegiados de controle social que fortalecem a execução do serviço, como no Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoas, Fórum e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A transformação começa com oportunidades!