No dia 23 de maio, participantes do Centro de Educação e Cidadania de Ananindeua/PA visitaram o Projeto Memória Lélia Gonzales, em Belém do Pará. A visita teve como principal objetivo correlacionar os conteúdos ministrados em sala de aula, principalmente relacionados aos módulos em que tratamos sobre a desigualdade racial, de gênero e direito das mulheres. Além disso, apresentar aos participantes a história de uma ativista e referência na luta contra o racismo e o sexismo no Brasil.
Os alunos foram convidados a assistir o videodocumentário sobre a trajetória de Lélia e observar os painéis que integram a exposição, sendo uma experiência de formação cidadã, fortalecendo o compromisso com uma educação antirracista, interseccional e transformadora.
O espaço São José Liberto, onde se encontra a exposição, reúne o Museu de Gemas, a Casa do Artesão e a Capela de São José, é um símbolo de transformação e ressignificação histórica. Antigo convento e presídio, hoje o local abriga manifestações da arte popular e da cultura paraense, sendo também um território de resistência e valorização da ancestralidade afro-amazônica.
Durante a visita, os alunos participaram de atividades mediadas e puderam refletir sobre os modos como as desigualdades de gênero e raça se manifestam historicamente e ainda hoje estruturam o acesso à cultura, à memória e à produção simbólica no Brasil. A presença de produções artesanais de mulheres negras e comunidades tradicionais reforçou o debate sobre o protagonismo feminino e negro na preservação dos saberes ancestrais.