Aconteceu na quarta-feira, dia 20 de agosto às 14 horas no Auditório da Trensurb, o Seminário Feminicídio: As faces de uma tragédia social. O evento foi uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica 2025-2026 entre a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - Trensurb e a Fundação La Salle. A plateia foi formada pelo público interno da Trensurb, e a atividade promovida pelo Núcleo de Apoio a Diversidade (NAS) da empresa.
Esta e outras ações fazem parte da campanha alusiva ao Agosto Lilás, política pública formalizada por meio da Lei Federal nº 14.448/2022, a qual destina o mês de agosto à conscientização para o fim da violência de gênero contra mulheres.
Assim, principalmente no mês de agosto devem ser promovidas a sensibilização para o fim da violência contra as mulheres, a divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
O Seminário contou com a contribuição de quatro palestrantes. A primeira foi Laura Sito, Deputada Estadual da Bancada Negra Gaúcha, que abordou as ameaças violentas de uma cultura masculinista nos meios digitais. Assim como, a palestrante Hellen Fonseca, integrante dos Coletivos Fora de Ordem e Themis que ressaltou a importância da inclusão das juventudes na luta contra os feminicídios.
O seminário também contou com uma exposição da advogada Fernanda Friedrich, Coordenadora interina do Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber (CRM), que informou das políticas públicas existentes que oferecem o acolhimento de mulheres vítimas de violência, ações de prevenção e incidência sobre o feminicídio.
Outra palestrante foi a jornalista Télia Negrão, assessora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os feminicídios ocorridos no Rio Grande do Sul, que fechou o Seminário com uma contribuição sobre as várias faces do crime de feminicídio.
Cada uma delas trouxe enormes contribuições sobre a complexidade da violência de gênero, promovendo o debate com a plateia ao final.