Na data de 17 de setembro, última quarta-feira, o Centro de Referência Patrícia Esber, de Canoas (RS), completou 14 anos de atividades. Em comemoração, foi realizado um momento simbólico de festividade junto a representantes dos serviços de atendimento e usuárias que frequentam o espaço.
O aniversário de 14 anos do CRM simboliza, acima de tudo, a luta diária que todas as mulheres enfrentam para conquistar seus espaços.
O serviço é destinado às mulheres que se encontram em situação de violência, buscando a retomada de sua autonomia e cidadania e para se entender novamente como mulher que possui seus direitos e vontades, que devem ser plenamente respeitados.
Para a Coordenadora do serviço, Fernanda Friedrich:
"Quando falamos de CRM, falamos de salvar vidas, não apenas no sentido literal, que de fato acontece, mas também no sentido de trazer novamente um propósito para cada uma. Comemorar os anos 14 anos deste serviço primordial é manter acesa a chama da mudança e da resistência, e que ela siga firme por quantos anos forem necessários. Que possamos seguir lutando e conquistando mais espaços de fala, e que nossas vozes ecoem para fora dos muros do CRM".
O CRM Patrícia Esber é uma política pública de Canoas (RS), formalizada pela Lei nº 5.679 de 2012, que desde 2022 é executada pela Fundação La Salle.
Desde que os dados começaram a ser sistematizados pelo serviço, acumulou-se o total de 10.256 usuárias atendidas. Em 2025, até o mês de agosto, foram atendidas 228 usuárias que totalizaram 1.288 atendimentos.
A Fundação orgulha-se da equipe que diariamente entrega seu trabalho com ética, responsabilidade e zelo, corroborando na garantia de direitos das mulheres do território.