Aconteceu no dia 24 a partir das 16h, no Espaço Multicultural da Universidade La Salle, mais uma reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Canoas (RS).
O objetivo da reunião foi o compartilhamento de ações descentralizadas da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, um movimento global pelo fim da violência contra mulheres que no Brasil acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.
A reunião iniciou com uma fala da assistente social Aline Moder, integrante do Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber (CRM Canoas), executado pela Fundação La Salle, sobre as violências tipificadas pela Lei Maria da Penha e a adesão global da campanha pelos 21 Dias de Ativismo.
A colaboradora ressaltou que no Brasil a campanha inicia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para evidenciar o atravessamento das opressões de raça e gênero. Em sintonia mundial, a campanha encerra-se no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, promulgado pela Organização das Nações Unidas e ONU Mulheres Brasil.
No mesmo evento, e dentro das atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Universidade La Salle realizou momento simbólico de adesão a campanha do Banco Vermelho. Essa ação no Brasil é promovida pelo Instituto Banco Vermelho, fundado pela Andrea Rodrigues e Paula Limongi em 2023 enquanto organização sem fins lucrativos no Recife (PE), e tem como objetivo chamar a atenção para a luta pelo direito de viver de todas as mulheres.
Na oportunidade a profª. Estela, Coordenadora do Projeto de Extensão Rede Mulher: enfrentamento à violência doméstica e familiar, realizou uma fala contextualizando a importância da ação e a importância de trazer essa discussão para dentro da Universidade.