Centro de Acesso a Direitos
06 de janeiro de 2025
06 de janeiro de 2025
No dia 06 de Janeiro, jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução, programa do Governo do estado do Rio Grande do Sul foram recepcionados nas secretarias e serviços do município de Canoas. Ao todo são 250 jovens selecionados alocados nos órgãos públicos para trabalhar através do Programa.
São jovens de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade afetados pela enchente de maio de 2024. Os jovens, cadastrados no CadÚnico, egressos ou matriculados e frequentes na rede pública de ensino e que ficaram desabrigados, desalojados ou atingidos pelas águas da cheia, passaram por uma seletiva no final do último ano através de inscrições que foram amplamente divulgadas.
Em Canoas, a Secretaria de Segurança Pública através da Unidade de prevenção juntamente com os serviços de ponta, os Centros de Acesso a Direitos estiveram a frente de todo o processo de inscrição dos jovens, seletiva, seleção dos postos de trabalho e acompanhamento dos serviços sendo suporte da empresa contratada para execução do projeto. Segundo a empresa RENAPSI, com o auxílio dos CADs, Canoas alcançou o maior número de inscritos do estado e a maior efetividade do programa.
Importa salientar que os Centros de Acesso a Direitos, serviços descentralizados da Secretaria de Segurança Pública atuam com acesso a direitos e prevenção às violências em território e atende crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. As inscrições foram feitas tanto nas sedes dos CADs quanto nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHÁs) e escolas públicas em todos os turnos para facilitar o acesso aos adolescentes e jovens ao programa.
Dentro destes 250 jovens, atualmente a Secretaria de Segurança Pública, para além do acompanhamento junto às secretarias do município, mantém 33 jovens trabalhando em seus equipamentos, inclusive nos Centros de Acesso a Direitos em todos os quadrantes.
Os aprendizes terão todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), uniforme completo do programa, além de acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro. O contrato será de até um ano. Serão realizadas atividades práticas e teóricas, totalizando uma carga horárioa de 1040 horas. O Estado contratou a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) para aplicar a parte teórica de 400 horas-aula e acompanhar os jovens aprendizes. Para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, os beneficiários receberão uma bolsa-auxílio de R$ 786,95, vale-alimentação de R$ 550 e vale transporte em caso de necessidade.
Fonte: disponível em https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/selecionados-do-partiu-futuro-reconstrucao-iniciam-trabalhos-na-pratica-em-canoas/. Acesso em 05 fev. 2025.