Foto: Governo do Estado (SJCDH/RS)
Na última quarta-feira, 11 de junho, em alusão ao Maio Laranja - campanha de conscientização e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes - aconteceu o Seminário "Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Identificação e Proteção".
O evento foi promovido pelo Poder Executivo do Rio Grande do Sul, por iniciativa do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no auditório do Ministério Público do Estado.
O seminário teve enquanto objetivo promover o aprofundamento técnico sobre as múltiplas formas de violência sexual que atingem crianças e adolescentes, com foco na qualificação da rede de proteção e na articulação intersetorial.
De manhã foram abordados os temas da interseccionalidade e a importância do trabalho em rede, momento ministrado por atores de Instiuições de Ensino Superior, Organizações da Sociedade Civil e Órgãos Governamentais.
Na parte da tarde apresentaram-se o grupo teatral "Lute como uma guria" da EMEF Saint-Hilaire, e, em destaque, foi apresentado o impacto e desenvolvimento do Programa Libertar da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Representando a Fundação La Salle, estiveram presentes a Coordenadora Educacional Eduarda Cavalheiro e a Analista de Políticas Públicas Ana Paula.
Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Instituído por meio da Lei Estadual nº 14.747, de 28 de setembro de 2015, e de caráter permanente, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS) tem como finalidade finalidade monitorar, acompanhar e propor políticas públicas e estratégias que promovam e assegurem os direitos humanos de crianças e adolescentes vulneráveis à violência e à exploração sexual, por meio de mecanismos que garantam a sua proteção enquanto direito fundamental e em respeito a cada fase de seu desenvolvimento.
A partir do ano de 2025, e da nova composição de mesa, a Fundação La Salle passou a integrar o colegiado, sendo o Seminário de 11 de junho a primeira ação com a participação da instituição.