No encontro dessa semana do SCFV para pessoas idosas, executado pela Fundação La Salle em Canoas (RS), o tema trabalhado com os e as participantes foi a reconstrução de memórias, afetos e os significados sobre a ideia de família.
Foi destacado a importância de compreendermos como as nossas famílias se reconfiguram com o tempo, através dos ciclos de afetos que vão se formando, e se desfazendo. A partir de relatos pessoais foi possível refletir como na infância e juventude possuímos uma ideia de núcleo familiar, assim como na fase adulta e na velhice são tecidas novas relações.
Um importante apontamento também foi em relação à própria dinâmica do grupo de convivência, o qual possibilita uma troca genuína de afetos entre os integrantes, muitas vezes formando uma família.
Na oportunidade foi apresentado uma concepção apresentada pela autora Fernanda Bittencourt (2023, Áltera: revista de Antropologia), de família triológica, aquela para além da família biológica. Assim, após o momento de reflexão e compartilhamento de histórias, foi proposta uma atividade prática de pintura para montarmos as árvores de afetos dos participantes além da construção da grande árvore afetiva do Grupo Jovem Guarda.