CRM - Patrícia Esber
26 de fevereiro de 2025
26 de fevereiro de 2025
No dia 24/02, aconteceu a primeira aula da oficina de confeitaria promovida pelo Centro de Referência para Mulheres - Patrícia Esber (Canoas/RS), com o objetivo de proporcionar uma nova profissão às mulheres que vivenciaram experiências de violência doméstica e estão em busca de retomar o controle de suas vidas.
A iniciativa ocorreu a partir da vontade da professora, Perla Rodrigues, que procurou o CRM oferecendo sua experiência e sabedoria, para proporcionar conhecimento a outras mulheres, assim, oportunizando um possível recomeço profissional para as alunas.
Perla Rodrigues fala sobre sua experiência e o que despertou sua vontade de lecionar para as mulheres vítimas de violência:
“Depois de enfrentar uma separação muito difícil, me vi sozinha e com um sonho nas mãos. Recomeçar foi difícil, mas a confeitaria me salvou. Passei a vender bolos e doces para amigos até conseguir meu primeiro emprego como confeiteira. Tive a oportunidade de fazer parte da equipe da Catedral, onde estou até hoje. Sou a confeiteira que produz os doces do Café da Catedral e também trabalho com eventos no mesmo local. Eu vivo estudando e pesquisando tudo sobre confeitaria. Minha última conquista foi uma vaga na faculdade de Gastronomia com Le Cordon Bleu na UniRitter. Sinto a necessidade de dividir meu conhecimento e assim, ajudar outras pessoas a se tornarem confeiteiras e conquistarem seus sonhos.”
A oficina será oferecida quinzenalmente, nas segundas-feiras à tarde, durante o primeiro semestre de 2025, formando a primeira turma de confeiteiras do CRM Patrícia Esber.
O Centro de Referência para Mulheres é um local de apoio, orientação e atendimento às mulheres em situação de violência do Município de Canoas/RS, resultado de uma parceria entre Fundação La Salle e a Prefeitura de Canoas. O serviço conta com equipe técnica formada por psicóloga, assessora jurídica e assistente social. Atualmente, o CRM realiza mais de 200 atendimentos por mês, todos voltados ao acesso aos direitos das mulheres.