Neste ano o Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência (CRAM) completou 6 anos de funcionamento. O primeiro acolhimento no espaço ocorreu no dia 26 de agosto de 2019, e até hoje, acumula o total de 859 vidas protegidas, 392 mulheres, e 467 dependentes.
Desde então 20 municípios já firmaram parceria com a instituição a fim de assegurar vagas para encaminharem mulheres, e seus dependentes, em caso de risco em decorrência da violência doméstica e intrafamiliar. Atualmente, continuamos o trabalho com parceria de nove municípios - Campo Bom, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Tôrres.
Em comemoração a data, foi realizado momento simbólico entre colaboradores da Fundação La Salle que executam esse serviço com atividades lúdicas de reflexão e trocas sobre a importância desse trabalho.
O espaço do CRAM condiciona-se enquanto Casa-Abrigo, vinculado a alta-complexidade, localizado em espaço sigiloso da região metropolitana de Porto Alegre, cuja sede administrativa é referenciada à Fundação La Salle em Canoas/RS.
Na infraestrutura do local há cozinha, refeitório, biblioteca, sala de estudos, sala de escuta e atendimento, lavanderia e dormitórios privativos com banheiros, garantindo conforto e acolhimento diferenciado às usuárias. Todos esses elementos garantem o respeito à autonomia e individualidade das famílias, assim como o convívio comunitário pelas características e rotinas semelhantes a de uma casa.
O CRAM tem como objetivo garantir a integridade física das mulheres e seus filhos/as, prevenir a continuidade de situações de violência e propiciar condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da autoestima.
Além de possibilitar a construção de projetos pessoais visando à superação da situação de violência, potencializando capacidades e oportunidades para o desenvolvimento de autonomia pessoal e social.