Na última quinta-feira, 25 de setembro, o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber, ligado à Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas (RS), lançou o grupo Trilhas do Recomeço, iniciativa voltada ao acolhimento e ao fortalecimento das usuárias do serviço.
A escolha da data marca também o Dia Laranja, celebrado todo dia 25, quando é reforçada a importância do enfrentamento às diferentes formas de violência contra as mulheres.
O grupo tem como proposta oferecer um espaço seguro de reflexão, troca de experiências e construção de novos caminhos. Por meio de oficinas de qualificação, atividades de empoderamento e rodas de conversa, as participantes são incentivadas a pensar sobre seus sonhos, estabelecer metas e vislumbrar um futuro de autonomia e possibilidades.
No encontro de estreia, realizado na sede do CRM, as mulheres usuárias do serviço compartilharam suas trajetórias, projetaram seus objetivos e participaram de uma dinâmica conduzida pela educadora social Adriana Zanella e pela estagiária de psicologia Geovana Erthal. A atividade buscou reconhecer onde cada uma está em sua jornada e quais passos desejam dar para alcançar seus projetos de vida.
O lançamento do Trilhas do Recomeço contou ainda com a presença da diretora de Políticas para as Mulheres de Canoas, Sara Ávila, e da coordenadora do CRM, Fabiéle Viegas, que destacaram a importância da ação como estratégia de enfrentamento à violência e de promoção da cidadania das mulheres canoenses.
Todas as mulheres que já vivenciaram alguma situação de violência de gênero e desejam recomeçar suas vidas e trilhar novas trajetórias, são convidadas para os encontros, que acontecem nas quintas-feiras, às 14h, na sede do CRM.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRM através do telefone/WhatsApp: +55 51 9815-3503.