CRM | II Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
25 de março de 2025
25 de março de 2025
No dia 25/03, aconteceu o segundo encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Canoas/RS, promovido e organizado pelo Centro de Referência Patrícia Esber (CRM), desta vez, em parceria com a Universidade La Salle. O evento abordou o tema de Políticas Preventivas e Acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Fotos: Mayara Lima/Unilasalle.
O encontro contou com duas palestras, sendo a primeira com a Delegada, Angélica Giovanella, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Canoas, com apresentação de dados, legislações e fluxograma para realização dos atendimentos.
No segundo momento, ocorreu a palestra da profissional Aline Moder, assistente social do CRM, que divulgou o serviço do CRM e trouxe orientação sobre o melhor manejo em situações de atendimento para mulheres vitimadas. Alguns pontos são destaque como:
Não-re-vitimizar a mulher - Evitar qualquer atitude, ou fala, que possa fazer com que ela se sinta mais culpada ou envergonhada. Evitar, por exemplo, culpar a vítima pela situação, o que pode ocorrer em alguns casos, como quando a mulher tem dependência financeira ou emocional do agressor.
Respeitar as decisões dela - A mulher pode decidir continuar no relacionamento ou não denunciar o agressor.
Respeite suas decisões, reforçando que ela tem o direito de buscar ajuda a qualquer momento.
Não pressionar por respostas: A mulher pode não estar pronta para falar sobre certos detalhes.
Respeite o ritmo dela e não a pressione a fornecer informações que ela não está disposta a compartilhar
Evitar minimizar o sofrimento: Não faça comentários que possam diminuir o que ela está vivenciando. Mesmo que as lesões físicas não sejam visíveis, a violência psicológica, emocional e moral também é extremamente dolorosa.
Fotos: Mayara Lima/Unilasalle.
Confira mais momentos da formação na galeria de fotos!