Nesse dia 28 de agosto, quinta-feira, a Fundação La Salle como parte do Acordo de Cooperação Técnica 2025-2026 com a Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, realizou atividade nas Estações Canoas e Mathias Velho em alusão ao Agosto Lilás.
Foram distribuídos marca páginas e bottons personalizados com informações de conscientização sobre a campanha do Agosto Lilás e o "caminho da violência". O caminho da violência trata-se de uma analogia de um trajeto de metrô com paradas, cada uma representativa de uma forma de violência contra a mulher, sendo o fim do caminho o feminicídio.
A distribuição do material aconteceu na Estação Canoas - La Salle durante a manhã, e na Estação Mathias Velho durante a tarde.
Foto: Ayslan Sylon/Trensurb.
Foto: Ayslan Sylon/Trensurb.
Foto: Alan Santana/Trensurb.
Na atividade estiveram presentes representantes do setor de Projetos Sociais da Fundação La Salle, do Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb, do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, e do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber (CRM), de Canoas.
Segundo Ana Paula Bittencourt Ferreira, Analista de Políticas Públicas da Fundação La Salle, "já aconteceu casos de nos trazerem relatos de situações de violência, e por isso é importante a presença de representantes do serviço de atendimento especializado, no caso o Centro de Referência da Mulher Patrícias Esber - que é executado pela Fundação. Assim, quando chega um caso grave podemos atender da forma adequada".
Esta e outras ações fazem parte da campanha alusiva ao Agosto Lilás, política pública formalizada por meio da Lei Federal nº 14.448/2022, a qual destina o mês de agosto à conscientização para o fim da violência de gênero contra mulheres.
Assim, principalmente no mês de agosto devem ser promovidas a sensibilização para o fim da violência contra as mulheres, a divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.