Nessa semana do mês de agosto o Horto Medicinal da Fundação La Salle Padre João Peter, recebeu mais uma visita do grupo da Horta, projeto desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS) do município de Lucas do Rio Verde (MT).
A Fundação La Salle se orgulha dessa parceria com a Assistência Social do município, a qual iniciou há meses atrás. Foi quando o grupo da Horta levou pela primeira vez algumas mudas de ervas medicinais para cultivo e utilização no projeto.
O cultivo de ervas medicinais é de suma importância para o projeto do Horto Medicinal da Pe. João Peter. A troca de saberes entre os dois grupos de hortas possibilita o uso das plantas medicinais também para tratamento complementar e alternativo. Além de compartilhar a cultura de saborear um bom chá.
Os(as) próprios(as) usuários(as) do CRAS III fazem o cultivo, plantio, cuidados e colheita de sua horta, sendo um projeto similar ao desenvolvido na Fundação La Salle Padre João Peter. Além dos chás são cultivadas hortaliças, compartilhadas entre o grupo.
O espaço onde é desenvolvido o projeto virou um local de acolhida, produção, terapia e superação. Uma das visitantes, Ivone Casburg, em outro momento havia mencionado a importância da horta durante seu tratamento de câncer.
Segundo ela, "eu passei por tratamento de câncer, tava com transtorno do pânico, muito triste em casa. A horta foi uma terapia. Hoje eu amo estar aqui. A gente planta, colhe, conversa. É maravilhoso acompanhar o crescimento das plantas e levar o alimento pra mesa" (Prefeitura de Lucas do Rio Verde, 23/07/2025).