Fotos: Vinicius Thormann.
Aconteceu nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, uma formação com os colaboradores das equipes dos Centros de Acesso a Direitos (CADs).
A atividade foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública de Canoas, e contou com uma palestra do Professor Doutor Giovane Scherer, coordenador do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objeto norteador da palestra foi a prevenção contra a violência tendo como foco a juventude, a partir da reflexão do conceito de juvenicídio.
O prof. Dr. Giovane Scherer, articulador do conceito de juvenicídio, definiu que ele "representa a mortalidade juvenil pela ausência de proteção social e projetos de vida e futuro. Trata-se do segmento populacional com maior número de assassinatos.
Portanto, é preciso pensar e discutir esta temática entre a sociedade e o tema merece especial atenção entre os trabalhadores da Segurança Pública”.
Fotos: Vinicius Thormann.
Fotos: Vinicius Thormann.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o investimento em prevenção da violência, por meio dos CADs, compõem um papel fundamental na estratégia de segurança do município, justamente por ampliar o acesso a direitos e suporte social.
Segundo o pesquisador, a formulação de políticas de segurança pública deve englobar também o aspecto de proteção social.
Os CADs funcionam como uma das instituições de prevenção às violências e acesso a direitos, aliada à proximidade com os diferentes grupos de juventudes, principalmente os mais vulneráveis econômica e socialmente. Reuniões de formação, como esta, são muito importantes para a qualificação contínua da oferta dos serviços.