PERGUNTAS FREQUENTES

GERAL

O que significa Ciência Cidadã?

Ciência Cidadã refere-se à ciência feita pelos cidadãos, ou seja, a possibilidade de a sociedade participar ativamente em projetos de investigação científica, contribuindo na recolha dos dados. Este modo de investigação é muito importante porque permite recolher dados que provavelmente seriam difíceis de obter de outro modo e porque permite sensibilizar para as questões abordadas.

O que é um protocolo de recolha de dados?

Um protocolo de recolha de dados é uma metodologia testada e padronizada para a aquisição de dados. A sua função é poder recolher dados comparáveis, mesmo que os dados tenham sido adquiridos em diferentes locais e horários e por diferentes pessoas.

Estou no site, mas não consigo encontrar os questionários. Porquê?

Os questionários serão colocados gradualmente acessíveis nas várias secções do ÁGUA DA MINHA CASA, O MAR À MESA, SOS PLÁSTICO NO MAR. Se não os encontrou, é porque essa pesquisa/recolha já terminou. Assim que recomeçar uma nova fase de recolha de dados, serão introduzidos os novos questionários ou instruções para a nova recolha de dados.

Completei o questionário, mas o número no site não aumentou. Devo fazê-lo novamente?

Não, o número é normalmente atualizado automaticamente, mas pode haver falhas que não dependem de nós. Se recebeu uma mensagem de confirmação depois de premir o botão "Enviar", a sua resposta foi recolhida e armazenada.

Preenchi o questionário mas não vejo o meu município no mapa. Tenho de o fazer outra vez?

Não, o mapa não atualiza instantaneamente. Se recebeu uma mensagem de confirmação depois de premir o botão "Enviar", a sua resposta foi recolhida.

Posso participar do estrangeiro?

Sim, esta é uma iniciativa de Ciência do Cidadã aberta a todo o mundo! Quanto mais dados forem recolhidos, mais precisos serão os nossos resultados. Considere partilhar o projeto com os seus amigos para que tenhamos mais dados para a sua área de residência.

Onde serão publicados os resultados?

Quando recolhermos um número significativo de respostas, começaremos a publicar as primeiras análises dos dados e a atualizá-los regularmente. Quando os inquéritos terminarem, os resultados finais serão publicados neste site.

Até quando posso completar o questionário?

Consulte as datas de participação que são indicadas na secção COMO PARTICIPAR. Periodicamente, serão propostas novas campanhas de inquérito.

TEMA DA ÁGUA

Por "duração do banho" entende-se apenas o tempo em que a água foi aberta ou a de todo o banho?

Significa apenas o horário em que a água foi aberta.

Qual é a diferença entre sanita com limitador e sem? Como posso reconhecê-lo?

Uma descarga com limitador é facilmente reconhecível pela presença de dois botões, permite puxar a água sem esvaziar todo o depósito; esta função foi projetada para pequenas necessidades. Os modelos de botão único não possuem esse recurso.

Normalmente bebo água filtrada, o que devo indicar quando é perguntado sobre a origem da água que bebo?

Indica a fonte da qual você tira a água antes de filtrá-la. A filtragem é simplesmente o próximo passo.

Porque éque o valor do contador deve ser convertido em litros?

Os números no contador indicam o volume de água consumido expresso em m³, para o cálculo de fatura. No entanto, nosso objetivo é medir o consumo diário de água, portanto, solicitamos uma conversão em litros.

Porque só tenho 1 contador em casa?

Se você possui apenas 1 contador em sua casa, significa que você possui uma caldeira independente e, portanto, produz água por conta própria (sem depender das caldeiras do condomínio), para calcular seu consumo de água, é suficiente medir a água fria que entra na sua casa.

Porque tenho 2 contadores em casa?

Se você tem 2 contadores, significa que a água quente utilizada é produzida por uma caldeira do condomínio (e não independente). Para calcular o consumo de água, é necessário medir a água quente e a fria.

Tenho que preencher o questionário à noite?

Não, você pode preenchê-lo no dia seguinte, mas deve referir-se ao dia em que registou o consumo. No início do questionário, indique a data do dia da monitorização (por exemplo, se no dia 22 de maio eu preencher o questionário referente à monitorização de 21 de maio, indique 21 de maio e insira os dados desse dia).

TEMA PLÁSTICOS

O que se entende por embalagens de plástico para alimentos?

Embalagens de plástico para alimentos designa todos os recipientes de plástico rígidos e flexíveis adequados a conter alimentos e/ou comida. Entre outras características, devem ser capazes de preservar os alimentos, não transferir sabores e odores estranhos ou substâncias tóxicas para estes, permitir o seu transporte e armazenamento e ainda permitir que o consumidor identifique os alimentos , assim como o seu estado de conservação.

O que se entende por "tipos de luvas descartáveis"?

As luvas descartáveis ​​podem ser constituídas por diferentes materiais, como PCV, nitrilo (usadas em unidades de saúde), geralmente de cor azul, mas não só; látex, também usadas em unidades de saúde, que geralmente são de cor branca; polietileno, como as que se podem encontrar nos supermercados para manusear frutas e legumes, e de Mater-Bi semelhante às dos supermercados, mas feitas de material biodegradável. Cada tipo de luvas tem as suas próprias características de resistência ao desgaste e durabilidade. As de PVC, nitrilo e látex são as mais resistentes. Cuidado com o látex uma vez que é um material alergénico.

Onde se podem encontrar as informações para identificar os tipos de luvas descartáveis?

A indicação acerca das siglas, abreviações ou a composição encontra-se inscrita na caixa que as contém. Sem caixa, estas não são facilmente reconhecíveis.

O que se entende por "tipos de máscaras"?

Existem diferentes tipos de máscaras: das cirúrgicas (DM ou dispositivo médico) certificadas como EPI (Equipamento de proteção individual), às não certificadas, como as de prevenção de acidentes ou as chamadas "comunitárias", que também podem ser feitas em casa . Alguns tipos de máscara têm algum impacto no ambiente quando descartadas, outras são reutilizáveis ​​(sigla R) e outras não (sigla NR).

Onde se podem encontrar as informações para identificar os tipos de máscaras?

As siglas e abreviações podem estar inscritas nas próprias máscaras, quando impressa no tecido ou ainda na sua embalagem. A informação acerca dos materiais que as compõem pode estar impressas na caixa ou no site do fornecedor.

O que se entende por máscaras cirúrgicas (DM)? O que é que estas conseguem filtrar?

São equipamentos de proteção individual (EPI) formados por 2-3 camadas de tecido não tecido (TNT) podendo apresentar características diferentes consoante o fim a que a máscara se destina. Estas geralmente têm alta capacidade de filtragem de dentro para fora e pouca capacidade de filtragem de fora para dentro devido à baixa aderência à face.

O que se entende por máscaras FFP1? O que é que estas conseguem filtrar?

São equipamentos de proteção individual (EPI) fabricados com tecido não tecido (TNT). Cada camada tem propriedades e funcionalidades diferentes. A camada externa da máscara protege contra partículas maiores, a camada intermediária filtra as partículas menores. A camada em contato com o rosto mantém a forma da máscara e protege a máscara da humidade produzida pela respiração, tosse ou espirros. Estas apresentam uma capacidade de filtragem em ambas as direções de cerca de 70%.

O que se entende por máscaras FFP2? O que é que estas conseguem filtrar?

São equipamentos de proteção individual (EPI) fabricados com tecido não tecido (TNT). Cada camada tem propriedades e funcionalidades diferentes. A camada externa da máscara protege contra partículas maiores, a camada intermediária filtra as partículas menores. A camada em contato com o rosto mantém a forma da máscara e protege a máscara da humidade produzida pela respiração, tosse ou espirros. Estas têm uma capacidade de filtragem em ambos os sentidos de cerca de 92%. A dimensão dos poros é maior que os vírus, mas são capazes de bloquear partículas por efeito eletrostático e vírus que não viajam sob a forma de aerossóis.

O que se entende por máscaras FFP3? O que é que estas conseguem filtrar?

São equipamentos de proteção individual (EPI) fabricados com tecido não tecido (TNT). Cada camada tem propriedades e funcionalidades diferentes. A camada externa da máscara protege contra partículas maiores, a camada intermediária filtra as partículas menores. Estas têm capacidade de filtragem em ambos os sentidos de cerca de 98%. Apresentam uma capacidade de filtragem semelhante à máscara cirúrgica. Contudo, podem ser mal toleradas porque o ar expirado é acumulada no interior, tornando a superfície húmida, dificultando a respiração. A humidade pode reduzir o poder de filtragem da máscara e devem ser, por essa razão, substituídas com frequência.

Para que serve a válvula que algumas máscaras têm?

Como principal caraterística, permitem uma respiração mais fácil. Protegem o seu utilizador mas não outros, porque o ar é expelido através da válvula sem filtragem. Com efeito, quando têm válvula, as máscaras do tipo FFP1, FFP2 e FFP3 têm uma capacidade de filtragem externa de aproximadamente 20%.

O que significa que o coronavírus permanece "ativo"?

Os estudos preliminares realizados, sugerem que o vírus pode sobreviver e, portanto, permanecer potencialmente ativo e infeccioso por várias horas sobre diferentes tipos de superfície. Em particular, estima-se que o SARS-CoV-2 possa permanecer ativo até 3 dias sobre superfícies de plástico e aço inoxidável, enquanto se mantém ativo entre 4 a 24 horas sobre papel e cartão. No entanto, conforme sugerido pelo Istituto Superiore di Sanità, o uso de desinfetantes à base de álcool (etanol) ou à base de cloro (água sanitária) é capaz de matar o vírus, anulando sua capacidade de infectar pessoas.

O que se entende por “marine litter”?

Este termo (literalmente "lixo marinho") designa todo o tipo de lixos presentes no ambiente marinho. A maioria desses resíduos é constituída por materiais plásticos, podendo ainda representar outros como, por exemplo, madeira, borracha, papel etc., e podem ter tamanhos diferentes, desde muito pequenos (micro) a muito grandes (macro).