Participação no 21º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

Tipo de Ação: Organização de seções temáticas (ST) e apresentação de pesquisas

Responsáveis: Professores Roberto Villela, Elton Binda, Emerson Eller, Franco Dani e Deborah Vieira

Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico

Semestre (2023/2)

Descrição do projeto:

A 21ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE, contou com duas seções temáticas (ST), as quais abrangeram os trabalhos de comunicação e design, sendo propostas pelos professores dos 3 cursos, sendo elas: ST 2 - Mídia e Direitos Humanos e ST 3 - Comunicação Multiplataforma e Processos Sociais. Na oportunidade, alunos e egressos participaram com apresentação das pesquisas desenvolvidas na graduação, nos projetos de pesquisa e extensão, bem como no grupo de estudos Antena.

Com o tema “Ciência e sociedade: a UNIVALE no cenário científico”,  o evento deste ano retornou para o presencial, com mais de 30 seções temáticas, as quais abrangeram diferentes áreas do conhecimento.

Justificativa:

O 21º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE possui grande relevância, sendo importante para socializar as pesquisas desenvolvidas na UNIVALE e promover o fortalecimento conhecimento. Além das seções temáticas, o evento conta com uma diversa programação cultural e palestras, a fim de promover o conhecimento científico e reflexão dos participantes.

Data de realização da atividade: 21 a 23 de setembro de 2023.

Alcance quantitativo: Dezenas de professores, alunos e pesquisadores.

Alcance qualitativo: As trocas de experiências e pesquisas, bem como a possibilidade participação em eventos como este, torna-se de grande relevância na consolidação do perfil do egresso. Essa é uma forma de fomentar a pesquisa, com a possibilidade de amadurecimento na carreira acadêmica.

Pesquisa Científica:

A participação em eventos contribui para o diálogo entre cursos da mesma área e instituições de ensino superior, de forma interdisciplinar e intercursos, sendo importante no fomento do desenvolvimento da pesquisa e na consolidação do perfil do egresso, que passa a observar os fenômenos da comunicação na vida prática, a partir das teorias, e dá prosseguimento às discussões iniciadas na pesquisas ao longo da graduação. Entre as habilidades e competências desenvolvidas com a participação no evento, têm-se:  manter reconhecido padrão de ética profissional e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; ser capaz de analisar criticamente a realidade social, mediante conceitos e teorias, posicionando-se de modo ético e político; ser capaz de refletir criticamente sobre as práticas profissionais; compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade. Quanto ao perfil do egresso é possível consolidar a abordagem dialógica entre teoria e prática, com o aprofundamento das pesquisas científicas na área. Isso permite tanto o enriquecimento da comunicação enquanto campo cientifico, mas também do próprio egresso que se especializa cada vez mais e pode levar o aprendizado para a vida profissional.