Programa ODScast

Tipo de Ação: Podcasts sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela ONU

Responsáveis: Profs. Deborah Vieira, Valéria Alves, Ana Luiza Ferreira, André Manteufel.

Curso: Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Social e Comunitário e Estágio Supervisionado II

7º Período - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

ODScasts, Podcasts sobre os Objetivos de Desenvolvimento, foi uma produção do curso de Jornalismo da UNIVALE, resultando em 9 episódios sobre diferentes ODS. Os episódios atendem ao tripé ensino-pesquisa-extensão uma vez que articula o aprendizado obtido em diferentes disciplinas (Jornalismo Social e Comunitário e Estágio supervisionado e outras) na promoção de atividades junto à comunidade externa. Quando observada a atuação nos ODScasts, nota-se o tripé presente desde a produção dos programas, até o envolvimento junto da comunidade externa para ouvir suas histórias e quais as relações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos para um mundo mais sustentável, em diferentes aspectos, conforme a ONU e sua Agenda 2030.

No que tange a formação dos discentes, todas as atividades desenvolvidas auxiliaram na consolidação das habilidades e competências dos alunos e alunas, promovendo o perfil de um comunicador que se preocupe com o local/regional, engajado com as relações entre o global e o local. Em um mundo cada vez mais globalizado, a atuação regional permite também a consolidação da identidade regional e valorização de suas histórias, visibilidade de suas necessidades, mas também do que é promovido. Isso auxilia na consolidação da consciência cidadã, comprometida com o desenvolvimento da comunidade local. Produzir podcasts permitiu que os alunos e alunas interagissem com a comunidade e dialogassem teoria e prática, reconhecendo a importância da formação social e humanística, promovida no ambiente universitário, no cotidiano do profissional de jornalismo.

Justificativa:

A produção dos podcasts, relacionam-se às ODS propostas pela Agenda 2030 da ONU, as quais preconizam objetivos para o desenvolvimento de um mundo melhor e mais justo, preocupado com o meio ambiente e as questões sociais. Adotadas pela UNIVALE, as ODS nem sempre são de conhecimento das pessoas da comunidade externa. Nesse sentido, os podcasts foram criados com intuito de suprir essa demanda por informação, a qual auxilia para que cada pessoa se veja como cidadã agente da mudança, ao reconhecer seu papel na transformação, para além das instituições governamentais. 

O diagnóstico dos problemas e possíveis soluções, vieram a partir da ferramenta de Design Thinking. A ferramenta surge no campo do Design e passa a ser adaptada também na área da educação, a fim de promover soluções inovadoras e viáveis, baseada no desejo das pessoas. Essa é uma abordagem que vai de encontro à multidisciplinaridade, colaboração e solução de problemas baseado nas pessoas. Assim, os alunos e alunas foram convidados a observar quais as demandas locais para construção dos programas de podcasts.

Nesse sentido, o podcast foi escolhido como possibilidade de divulgação das ODS, em especial pela facilidade de disseminação do conteúdo, a produção é de baixo custo, sendo uma tendência crescente de consumo, principalmente, após a pandemia. Foram observadas as ODS que tangenciam a população da região, como ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 6 – Água potável e saneamento; ODS 7 – Energia limpa e acessível; 8 – Trabalho descente e crescimento econômico; ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis. Sempre articulando com as instituições e histórico local. 

Data de realização da atividade: Abril à julho de 2023

Alcance quantitativo: 9 discentes do curso, 4 docentes e diversas pessoas da comunidade, ouvidas na apuração e gravação dos programas.

Alcance qualitativo:  Os episódios do ODScast gravados foram importantes na consolidação do conhecimento dos alunos e futuros profissionais quanto as disposições que norteiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda 2023, da ONU, a qual busca a solução de problemas e promoção de um mundo mais justo e sustentável. Portanto, ao atrelar à disciplina de Jornalismo Social e Comunitário com o Estágio Supervisionado II, os alunos e alunas puderam ampliar o diálogo com a comunidade valadarense, entidades e atores sociais, e observar de que forma as ODS estão sendo colocadas em prática ou quais as possibilidades para viabilizar essa transformação. Assim, ao atrelar a atividade ao desenvolvimento de podcasts têm-se: a) possibilidade de diálogo prático dos conceitos aprendidos na disciplina com a produção de um produto comunicacional que vem ganhando força nos últimos anos, em especial, no pós-pandemia; b) criação e manutenção do vínculos com instituições, comunidades e pessoas que atuam de algum modo na promoção das ODS ou podem atuar, a partir do contato com os entrevistados; c) a divulgação dos programas, posteriormente, auxiliam na promoção do conhecimento da comunidade externa quanto às ODS e de que modo cada pessoa pode fazer sua parte para o desenvolvimento de um mundo melhor; d) na formação dos alunos e alunas foi possível observar uma ampliação do olhar crítico e sensível às demandas sociais.

Atividades extensionistas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Inovação:

O diálogo com a comunidade se deu de duas formas. A primeira forma se deu com a escolha das ODS, desenvolvimento das pautas e busca das fontes. Nesse momento, os alunos e alunas entraram em contato com diferentes setores, instituições e atores sociais para apuração, desenvolvimento do programa e gravação com os entrevistados. Esse contato é um momento de troca importante para a UNIVAE, enquanto universidade comunitária, ao mesmo tempo em que promove causas e visibiliza situações presentes no cotidiano da comunidade. Em segundo, a produção dos podcasts é uma forma de levar informação à comunidade, em especial, ao tratar de temas como a ODS, apresentando o que é e qual sua importância. Um dos episódios, a exemplo, foi sobre a comunidade surda e conhecimento da LIBRAS, como forma de promoção de uma educação de qualidade. Cada aluno e aluna, junto dos orientadores, puderam definir quais ODS seriam trabalhadas em cada episódio e quais pessoas seriam ouvidas como fontes. Isso permitiu maior conhecimento dos alunos quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como também sua aplicação na prática. Foi possível também estabelecer uma maior aproximação com a comunidade local e ampliar o conhecimento da mesma sobre os objetivos. Com o desenvolvimento dos podcasts, foi possível consolidar habilidades como criação, edição e uso do podcast, quanto forma de comunicação. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, os quais auxiliam na consolidação do perfil de um egresso preocupado com seu entorno e a responsabilidade de sua atuação, prezando pela ética e redução das desigualdades; atualizado quanto ao uso das tecnologias no exercício da profissão; e o desenvolvimento do pensamento crítico.

ODScasts

O programa se inicia em sua concepção, na qual alunos e professores dialogam sobre a melhor forma de apresentar a ODS escolhida à comunidade e quais as fontes são necessárias na apuração e desenvolvimento do episódio.