Educação Midiática

Tipo de Ação: Oficina “À serviço da comunidade: mídias sociais digitais e educação midiática”

Responsáveis: Prof. Franco Dani

Curso(s): Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Social e Comunitário

7º Período - Semestre (2022.1)

Descrição do projeto:

Intitulada “À serviço da comunidade: mídias sociais digitais e educação midiática”, a oficina foi ministrada em maio de 2022 para alunos do Projeto Jovens Gestores, do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Eulálio, no bairro Maria Eugênia, em Governador Valadares. Os alunos desenvolveram a atividade ao longo da disciplina Jornalismo Comunitário, ministrada no primeiro semestre de 2022. Na oficina foram abordados conceitos gerais de redes sociais digitais e suas possibilidades de produção e compartilhamento de conteúdo de forma ética e responsável. Do ponto de vista da inovação, a atividade atingiu seu objetivo, frente à necessidade de criar caminhos e estratégias diferentes dos habituais meios para atingir um objetivo específico, que é o de levar para a comunidade externa uma temática tão relevante atualmente, já que vivemos numa sociedade cada vez mais produtora de conteúdo nas redes sociais digitais.

Justificativa:

Ofertar oficina para alunos do Projeto Jovens Gestores, do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Eulálio, no bairro Maria Eugênia, em Governador Valadares. No escopo da disciplina Jornalismo Comunitário, a oficina possibilitou abordar conceitos gerais de redes sociais digitais e suas possibilidades de produção e compartilhamento de conteúdo de forma ética e responsável, temas relevantes do ponto de vista da educação midiática. 

Data de realização da atividade: maio de 2022

Alcance quantitativo: Cerca de 15 alunos do Projeto Jovens Gestores.

Alcance qualitativo: Os alunos do Projeto Jovens Gestores compõem o grupo de interlocução entre alunos e gestores da escola. Uma espécie de representantes de turma. Eles são indicados pelos próprios colegas, portanto, são alunos respeitados pela comunidade escolar como um todo. Esse foi o motivo pelo qual eles foram escolhidos como público-alvo da oficina: para que sejam multiplicadores de educação midiática dentro do ambiente escolar. Além disso, os professores da escola Padre Eulálio que estavam presentes na oficina fizeram o compromisso de serem também incentivadores e multiplicadores do conteúdo ministrado na disciplina. A diretora da escola convidou os alunos de Jornalismo para que retornem à escola e ministrem a oficina para outro grupo de jovens gestores, uma vez que disse ter tido um retorno positivo da oficina.

Temas transversais: 

O tema trabalhado foi pautado nos processos da educação midiática, que o programa Educamídia (https://educamidia.org.br/), referência nessa área, define como o “Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais”.


Indicadores do PDI e de avaliação de cursos de graduação: 

Com esse projeto, o curso de Jornalismo mostra que está alinhado com as políticas institucionais de ensino constantes no PDI, claramente voltadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso, adotando-se práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras para a sua revisão. Evidencia também o uso de metodologias que atendam ao desenvolvimento de seus conteúdos, às estratégias de aprendizagem, ao contínuo acompanhamento das atividades, à acessibilidade metodológica e à autonomia do discente, coadunando-se com práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática, e é claramente inovadora e embasada em recursos que proporcionam aprendizagens diferenciadas dentro da área.


Perfil do egresso: 

Esta atividade está alinhada com as políticas de perfil do egresso constantes no PPC de Jornalismo ao possibilitar que, ao concluir o curso, ele esteja apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, capacitando-o, dessa forma, a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que lhe proporcionará clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, de identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da comunicação social.