Cine-debate sobre o curta "Buscapé"

Tipo de Ação: Cine-debate a partir do curta metragem "Buscapé", lançado 20 anos após o filme "Cidade de Deus", um clássico do cinema brasileiro.

Responsáveis: Profs. Roberto Villela, André Manteufel, Deborah Vieira, Franco Dani e Manoel Assad

Cursos: Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Disciplinas: Introdução à publicidade e propaganda, Conteúdo e Linguagem, Linguagem Cinematográfica, Jornalismo Social e Comunitário, Comunicação e Sociedade, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Mídia.

Do 1º ao 4º Períodos - Semestre (2023/2)

Descrição do projeto:

O cine debate contou com a exibição do curta metragem "Buscapé" (2022), produzido pela Vivo em parceria com a Motorola. A obra é um spin-off do filme "Cidade de Deus" (2002), clássico do cinema brasileiro. Na oportunidade, os professores de diferentes disciplinas reuniram do 1º ao 4º período dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a fim de discutir, de forma interdisciplinar e intercursos, as temáticas levantadas pelo curta e suas aproximações com a realidade. Na atividade, os docentes e discentes interagiram na construção do conhecimento, relacionando ficção e realidade, teoria e prática.

Justificativa:

A ação visa, de modo interdisciplinar, apresentar as articulações entre as disciplinas, os conteúdos ministrados e os temas apresentados pelo curta metragem "Buscapé" (2022), feito pelas empresas Vivo 5G e Motorola, um spin-off do aclamado filme brasileiro "Cidade de Deus" (2002). A atividade foi uma oportunidade de aprendizado para diferentes períodos, a partir da contribuição das disciplinas envolvidas, uma forma de ensino-aprendizagem inovadora e que possibilita a articulação entre teoria e prática.

Data de realização da atividade: 02 de outubro de 2023.

Alcance quantitativo: 5 docentes e aproximadamente 90 discentes.

Alcance qualitativo: Ao envolver diferentes professores e disciplinas, o cine-debate mostrou-se como importante ferramenta de aprendizado, apresentando.

Cultura, Comunicação e Inovação:

A atividade contribuiu para que os presentes refletissem, à luz de diferentes disciplinas e conceitos, as aproximações entre ficção e realidade, tendo o curta "Buscapé" (2022) como objeto norteador. O cine debate contribui para as políticas institucionais, ao utilizar práticas inovadoras na produção do conhecimento, voltadas para a aprendizagem e consolidação do perfil do egresso, bem como ao promover o contato com o conhecimento recente. Além disso, a atividade utilizou de metodologias ativas, trazendo os discentes para o debate, o que proporciona a aprendizagem de forma articulada e leve. A partir do debate, as turmas puderam desenvolver as seguintes habilidades e competências: respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; exercer  a  profissão  de  forma  articulada ao  contexto  social,  entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; agir   com   sensibilidade   e   ética,   reconhecendo   desigualdades   sociais,   diferenças  geracionais,  étnicas,  raciais,  ambientais,  bem  como  deficiências  individuais; dominar e compreender outras  linguagens  e  as  diversas  fases  dos  processos  de  comunicação; posicionar-se de modo ético e político, identificando a responsabilidade social da profissão em face das demandas sociais e da complexidade e dos conflitos do mundo contemporâneo; por fim, apreender criticamente conceitos e técnicas que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à área. Dessa forma, há uma nítida contribuição na formação de um profissional que seja capaz de criar, produzir, disseminar  e  analisar criticamente às mídias, em suas práticas profissionais e sociais a fim de promover uma maior inserção cultural, política, ambiental e econômica da sociedade.