1º Seminário de práticas extensionistas dos cursos de Comunicação

Tipo de Ação: 1º Seminário de práticas extensionistas dos cursos de Comunicação 

Responsáveis: Professor Carlos Filhos, Elton Binda e Deborah Vieira

Cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico

Disciplinas: Projeto Integrador de Curso II

1º e 2º períodos - Semestre (2024/1)

Descrição do projeto:

Ao final do 1º semestre letivo de 2024, os alunos e alunas dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico se reuniram para apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos nas disciplinas de Projeto Integrador de Curso II (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), orientados pelo prof. Carlos Filho, e Projeto Integrador de Curso II - Cultura Empreendedora (Design Gráfico), orientados pela profa. Deborah Vieira.

Os trabalhos apresentados partem de atividades extensionistas realizadas junto à comunidade valadarense, em diferentes aspectos sociais, culturais, de direitos humanos e saúde. Na ocasião, os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentaram os ensaios fotográficos e documentário produzidos, enquanto os alunos de Design Gráfico trouxeram as soluções, em forma de projeto, desenvolvidas para determinadas necessidades. O evento contou ainda como o momento cultural, com roda de capoeira.

Justificativa:

O 1º Seminário de práticas extensionistas dos cursos de Comunicação foi o primeiro passo para a consolidação da troca entre os estudantes e professores das práticas extensionistas desenvolvidas nas disciplinas. Além da troca de conhecimento, foi possível estender possibilidade e exemplos de êxito para serem aprimorados.

Data de realização da atividade: 12 de junho de 2024.

Alcance quantitativo: 65 discentes dos três cursos e três docentes.

Alcance qualitativo: O evento possibilitou a troca de conhecimento, entre alunos e professores, como também a possibilidade de avaliação e feedback dos projetos desenvolvidos.

Práticas extensionistas e temas transversais:

No 1º Seminário de práticas extensionistas dos cursos de Comunicação, discentes e docentes puderam compartilhar as práticas e soluções pensadas nas disciplinas de caráter extensionista. Quanto as diretrizes propostas pela UNIVALE, a atividade compreende os seguintes indicadores: Conteúdos Curriculares, ao promover o desenvolvimento do perfil do egresso, com educação em direitos humanos, de educação das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, africana e indígena, diferenciando o curso dentro da área profissional e induzindo o contato com conhecimento recente e inovador; e Metologia, uma vez que lança mão de práticas pedagógicas que estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática. 

Quanto às habilidades e competências desenvolvidas, têm-se: Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional; Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; Atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais; Ser capaz de analisar criticamente a realidade social, mediante conceitos e teorias, posicionando-se de modo ético e político; Planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação; Compreender, sistematizar e organizar os processos de produção jornalística.

Apresentação dos trabalhos no hall do Edifício Pioneiros, no Campus II, da UNIVALE

Exposição: Cores da Discriminação

Exposição: A cultura na rima e a beleza na batalha

Exposição: Vidas apagadas

aldeia geru-tucunã pataxó (1).mp4

Documentário sobre os povos originários