Ação extensionista junto à ASUGOV

Tipo de Ação: Ação extensionista desenvolvida junto à Associação dos Surdos de Governador Valadares (ASUGOV)

Responsáveis: Professoras Deborah Vieira e Edmara Novaes

Curso: Jornalismo

Disciplinas: Jornalismo Social e Comunitário e LIBRAS

7º Período - Semestre (2023/1)

Descrição do projeto:

A disciplina de Jornalismo Social e Comunitário, ministrada ao 7º período de Jornalismo, possui caráter extensionista, sendo metade da sua carga horária destinada ao planejamento e execução das ações. Como a disciplina está sendo ministrada no mesmo semestre das disciplina de LIBRAS, a turma decidiu desenvolver a atividade junto à comunidade surda valadarense, sendo uma forma de colocar em prática os conteúdos aprendidos de forma interdisciplinar.

As ações desenvolvidas pelos alunos e alunas se dividiu em diferentes frentes, sendo elas:

As ações foram desenvolvidas a partir do contato com a associação, a fim de ouvir suas demandas e necessidades. Notou-se, ao longo do processo, que a ASUGOV gostaria de auxílio para fortalecer a comunicação com a comunidade valadarense, mostrando-se como espaço de integração e aprendizado para surdos e ouvintes. Nesse sentido, as ações foram direcionadas a duas frentes: como estabelecer o contato com a mídia local (rádios, emissoras de TV e imprensa) e como utilizar as redes sociais de forma assertiva para promover maior visibilidade da associação.

Ainda, por meio da disciplinas de LIBRAS, os alunos e alunas puderam desenvolver as habilidades de comunicação na língua na prática, no contato direto com a comunidade surda. Isso possibilitou maior integração entre os envolvidos e percepção da importância do estudo de LIBRAS para o desenvolvimento da profissão e de uma sociedade mais inclusiva.

Justificativa:

As atividades se justificam pela possibilidade de aprender na prática de que modo o jornalismo e seus profissionais podem auxiliar na inclusão de pessoas surdas, apoiando a ASUGOV em suas ações, e por meio de práticas educomunicativas junto à associação. Essa é uma atividade interdisciplinar que une diferentes disciplinas e habilidades, que possibilitam ações mais engajadas e próximas da comunidade externa. Ainda, os trabalhos desenvolvidos possuem caráter extensionista ao atender à ASUGOV, ouvir suas demandas e necessidades, buscando soluções comunicacionais para isso. Como ferramenta, os alunos e alunas utilizaram do design thinking para planejar e desenvolver as atividades extensionistas, algo que auxilia na formação ao promover o pensamento inovador.

Data de realização da atividade: de abril a junho de 2023

Alcance quantitativo: 46 pessoas da comunidade externa, 10 membros da ASUGOV, 10 alunos e 2 professoras da UNIVALE.

Alcance qualitativo: As ações desenvolvidas junto à ASUGOV possibilitaram a troca de saberes entre universitários e comunidade surda, fortalecendo o senso de pertencimento e fomentando a prática jornalística de modo preocupado com a sociedade e a inclusão. 

Jornalismo, Inclusão e Práticas extensionistas:

A UNIVALE, enquanto universidade comunitária, estimula práticas que estejam voltadas para a comunidade externa, de modo a promover o diálogo, a troca de saberes e o retorno para a comunidade na qual está inserida, de modo a promover também o desenvolvimento social. Disciplinas como Jornalismo Social e Comunitário e LIBRAS apresentam caráter interdisciplinar, ao envolver diferentes saberes nas discussões. As práticas puderam contribuir para o alcance das políticas institucionais no âmbito do curso, ao proporcionar o desenvolvimento do tripé ensino, por meio das discussões em sala de aula; pesquisa, a partir da procura de métodos e conceitos a serem implementados nas ações; e prática, com a realização das oficinas e do vídeo institucional.

Ao trazer as teorias aprendidas em sala para a prática, como as ações extensionistas desenvolvidas, há o desenvolvimento de habilidades e competências importantes dos discentes, como o exercício da profissão de forma articulada ao contexto social; entendendo-a como uma forma de participação e contribuição para a comunidade; atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais e de acessibilidade; capacidade de analisar criticamente a realidade social; promoção do domínio das linguagens nos processos de comunicação, inovando e adequando às novas tecnologias midiáticas, com competência no uso da língua portuguesa e da língua brasileira de sinais; planejar, propor, executar e avaliar projetos de comunicação; gerenciar e trabalhar em equipe multiprofissional; e compreender, sistematizar e organizar os processos de produção jornalística. As habilidades e competências trabalhadas ainda contribuem para o desenvolvimento do perfil do egresso, em especial, na interlocução com a comunidade  regional  e  o  desenvolvimento  local.

Fotos das oficinas ministradas pelos alunos de Jornalismo (UNIVALE), no dia 21 de maio de 2023.

Fotos da Oficina de Comunicação Básica em LIBRAS, a qual contou com a participação da comunidade externa.

Divulgação de oficina

A divulgação da oficina e sua organização foi feita pelos alunos e alunas do curso de Jornalismo. Desde a criação das imagens de divulgação, a criação do formulário digital de inscrição, até a divulgação pelos canais oficiais da UNIVALE. A oficina foi promovida também com a intenção de viabilizar as reformas necessárias na sede da ASUGOV. Além disso, os participantes receberam, ao final, uma declaração de participação.

Comunicação Básica em Libras está com inscrições abertas- A oficina ' Ensinar em LIBRAS ' tem o objetivo de facilitar a comunicação básica entre ouvintes e a comunidade surda, com foco nos estudantes unive.mp4

A divulgação contou com o apoio da UNIVALE TV, por meio de um stand divulgado nas redes sociais.