Produção de conteúdos de educação em saúde para a comunidade

Tipo de Ação: Extensão curricular intercurso: uma experiência da Enfermagem,

Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Professor(a): Franco Dani Araújo e Pinto, Flávia Rodrigues Pereira

Cursos: Publicidade e Propaganda, e Jornalismo

Disciplina: Produção Científica e Práticas de Extensão

Período(s): 6º

Semestre (2020-2)

Descrição do projeto:

A extensão curricular é um processo fundamental na articulação entre ensino e realidade social, constituindo-se como um dos pilares da formação universitária, ao alinhar teoria e prática com as necessidades comunitárias.

Data de realização da atividade: março de 2021

Os produtos foram executados envolvendo as disciplinas de Saúde Coletiva 1, Epidemiologia Especial da Enfermagem, e Produção Científica e Práticas de Extensão III, com a divisão de grupos mistos, que em momentos virtuais estabeleceram os roteiros de preparação das peças com os temas: práticas de autocuidado em geral e hanseníase.

Objetivo(s): Objetiva-se apresentar as ações extensionistas curriculares, desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) com produção de conteúdos midiáticos para educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à extensão curricular intercurso, realizada pelo 3° período de Enfermagem e pelos 6° períodos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, sob a orientação dos professores Flávia Pereira e Franco Dani.

Resultados alcançados: Cada grupo da Enfermagem se responsabilizou por definir os temas e as mídias. Já aos alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda coube a elaboração dos roteiros e produção dos conteúdos. Os produtos midiáticos foram divulgados nas plataformas digitais Facebook, WhatsApp e Instagram, tanto pessoais dos alunos e professores, quanto da Univale.

WhatsApp Video 2020-11-26 at 16.03.36.mp4

Promoção à saúde:

A experiência possibilitou uma interação intercursos, com troca de saberes experimentados nas três disciplinas e, em consequência, foi possível ofertar conteúdos midiáticos de educação em saúde para a comunidade com temas relevantes da saúde pública.